PROJETO APOIADO PELO PROGRAMA FORD VENCE CAMPEONATO ENACTUS NO BRASIL

O projeto Teia de Trabalho, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do ABC (SP), e que conta com o apoio do Programa Ford College Community Challenge (C3) é o grande vencedor do Campeonato Nacional Enactus Brasil. O desafio Ford C3 é uma iniciativa da Ford Fund, braço filantrópico da Ford Company, que capacita estudantes universitários para conceber e implementar projetos de construção de comunidades inovadoras em torno do tema Construindo Comunidades Sustentáveis. O principal objetivo é promover ações criativas e únicas com o intuito de transformá-las em locais mais sustentáveis para se trabalhar e viver.

Em 2016, a Enactus, organização internacional sem fins lucrativos, juntamente com a Ford Fund, implementou a competição em oito países no mundo. O Campeonato Nacional no Brasil aconteceu em Fortaleza, no Ceará. O evento reuniu projetos de diversas universidades do Brasil, inclusive apoiadas por outras entidades privadas, e classificou a Universidade Federal do ABC para a competição mundial, que este ano acontece em Toronto, no Canadá.

O projeto Teia de Trabalho, vencedor do ciclo 2016, foi desenvolvido pela equipe da Universidade Federal do ABC (UFABC) e surgiu no Núcleo de Projetos Especiais (NUPE) em Santo André, São Paulo, espaço mantido pela Prefeitura e que trata pacientes com transtornos mentais. A iniciativa tem a intenção de melhorar a qualidade de vida e promover a reinserção social dos pacientes, abrindo novas perspectivas de geração de renda.

O projeto chegou para tornar as oficinas terapêuticas desenvolvidas pelo NUPE em negócios empreendedores, capacitando os pacientes por meio de cursos de processos de produção, precificação, computação e marketing digital. No período de um ano, já beneficiou mais de 60 pessoas e contou com a aquisição de diversos equipamentos, como máquinas de costura, estamparia e marcenaria. Um veículo foi adquirido, o que possibilitou a participação dos pacientes em cinco feiras para a venda dos produtos fabricados por eles, nas áreas de culinária, marcenaria, costura, estamparia, cultivo de orquídeas, artesanato e fotografia.

No Brasil, além do ganhador, foram apresentados outros trabalhos apoiados pela Ford C3, realizados por alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém (PA); Universidade Luterana do Brasil, em Santarém (PR); e Universidade Estadual Paulista, em Assis (SP). “O objetivo dessa iniciativa é encontrar abordagens inovadoras para a construção de comunidades sustentáveis. As áreas potenciais de foco dos projetos participantes podem incluir energia alternativa, a sustentabilidade ambiental, agricultura e mobilidade sustentáveis, a conservação da água ou o desenvolvimento econômico”, disse Adriane Rocha, gerente de Responsabilidade Social da Ford.

Iniciativas sustentáveis

Entre as iniciativas reconhecidas está o projeto Ibiratã, do time Enactus UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia). Em parceria com a cooperativa de catadores COCAVIP, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém, no Estado do Pará, a ação tem o intuito de desenvolver a fabricação de móveis e artigos de decoração de pallets com materiais reciclados. O projeto também contempla a criação de uma lan house no segundo andar da creche, onde os filhos dos catadores têm conhecimentos de informática em máquinas montadas através de doações de peças de computadores em bom estado.

O projeto H₂ORTA, da Equipe Enactus ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), consiste em uma horta flutuante, que funciona em cima de uma base de garrafas PET. Localizada no bairro de Aritapera, em Santarém (PR), a iniciativa contempla inicialmente oito famílias, mas a ideia é expandir o projeto. Originalmente desenhado para ter uma horta por casa, foi alterado para uma horta comunitária, pois assim seria mais fácil dos moradores do local manterem-na bem cuidada.

De Assis, no interior de São Paulo, vem o Projeto Energia Orgânica, da equipe Enactus UNESP (Universidade Estadual Paulista). Dividido em três grupos de trabalho específicos, tem início através do Grupo COCASSIS, responsável pela retirada dos equipamentos e transferência dos mesmos para a universidade, ou diretamente para a agroindústria de leite, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Assis.

O grupo APRUMAR documenta a parceria entre a agroindústria de leite e o time Enactus UNESP e é responsável pela adaptação do biodigestor em relação às dimensões do novo terreno onde ele será instalado. Por fim, o Grupo de Pesquisa sobre biodigestores é responsável por coletar o máximo de informações sobre o funcionamento, as bases microbiológicas do processo e o estudo do substrato utilizado por um biodigestor, entre outros.

Ford Fund e Enactus

A Ford Fund, braço filantrópico da empresa, é uma organização sem fins lucrativos criada em 1949. Viabilizada por meio dos lucros da Ford Motor Company, a Ford Fund apoia iniciativas e instituições que ampliem as oportunidades para aqueles que vivem nas comunidades onde a Ford opera.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1.700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 90 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. No Brasil, a Enactus já impactou, por meio de seus projetos em 2015, mais de 9.000 pessoas diretamente.

FORD BRASIL 

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa global automotiva e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Com cerca de 201.000 empregados e 67 fábricas no mundo, tem como principais atividades o projeto, manufatura, marketing, financiamento e serviços da linha completa de carros, caminhões, SUVs e veículos elétricos da Ford, assim comodos veículos de luxo da Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes por meio do Ford Smart Mobility, plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. A companhia fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. Para maisinformações sobre a Ford, seus produtos globais ou a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password