O poder transformador da gratidão

O Dia da Gratidão, celebrado todos os anos no dia 6 de janeiro, é um convite para refletir: como está a nossa capacidade de agradecer? Esta é uma prática profunda que nos conecta com nossa essência divina, permitindo-nos purificar pensamentos e ações.

Essa celebração também nos remete ao Ho’oponopono, técnica havaiana de cura que se baseia em frases simples: “sinto muito, por favor, me perdoe, sou grato, eu te amo”. Essas palavras essenciais podem desarmar padrões mentais negativos, libertando-nos para que a lei da atração conspire a nosso favor em todas as áreas da vida.

Ho’oponopono visa transmutar pensamentos incorretos em amor, o que impacta a todos. Este processo libera uma fonte inesgotável de amor e sabedoria cósmica, capaz de transformar tudo ao redor. Expressar gratidão é fundamental para alcançar esse estado de purificação e renovação interior.

Entoar as frases do Ho’oponopono, mesmo que inicialmente não as esteja sentindo de fato, pode gerar mudanças notáveis. A prática pessoal baseia-se na ideia de que aquilo que nos afeta negativamente só acontece porque existe em nós um padrão que similar. Portanto, quando algo nos atinge, é porque, de maneira inconsciente, aquilo de alguma forma faz parte de nós. Isso nos faz compreender que a mudança em nossa realidade depende da transformação interna. E que aos dirigirmos tais palavras para nossa própria regeneração, estamos contribuído para a resolução de situações desafiadoras.

A mente, de acordo com esse método, opera em diferentes níveis: a consciente, subconsciente, superconsciente e a inteligência divina. Esses aspectos em conjunto resolvem problemas de memórias repetitivas na mente subconsciente, com o vazio sendo a base onde o Ho’oponopono atua.

É importante compreender que tentar resolver problemas apenas no plano mental pode resultar em estagnação. A mente consciente e subconsciente, baseadas em memórias repetitivas, não é capaz de gerar soluções efetivas.

A prática das frases do Ho’oponopono, mesmo sem entender completamente seu funcionamento, pode trazer uma sensação de paz interior e contribuir para a resolução de problemas. Essas palavras simples têm um efeito terapêutico profundo e alcançam níveis de consciência capazes de acessar a inteligência divina e possibilitar a transmutação.

Neste Dia da Gratidão, podemos iniciar ou renovar nossa prática de gratidão, em especial com Ho’oponopono, reconhecendo seu poder de transformação interior e seu potencial para curar não apenas a nós mesmos, mas também nosso entorno. É um lembrete constante de que o amor e a gratidão são a chave para a mudança positiva das nossas vidas.

 

*Camila Capel é psicopedagoga especialista em educação parental, fundamentada na pedagogia Waldorf e Antroposofia, facilitadora de processos de autodesenvolvimento, meditação e mindfulness e autora dos livros “A Mala do Opa” e “Vamos falar sobre a Vida”.

 

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password