Campanha de 70 anos da VW destaca evolução da marca

Volkswagen celebra seus 70 anos no Brasil com campanha que resgata conexão emocional com os brasileiros. A marca faz uma homenagem ao som de ‘Como nossos pais’: 41 anos após a partida de Elis Regina, Maria Rita reencontra a mãe em dueto musical inédito

ID.Buzz se juntará ao SUV ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos no Brasil, fortalecendo a presença do País na estratégia global de eletrificação da marca

Volkswagen aposta na intergeracionalidade, homenageia sucessos de gerações e destaca que a Kombi está de volta: a Volkswagen acaba de confirmar um lote limitado de 70 unidades da versão 100% elétrica ID.Buzz para o Brasil

Por meio de inteligência artificial, encontro emocionante protagoniza a campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil; AlmapBBDO assina a criação

Como parte das celebrações de seus 70 anos de história no País, a Volkswagen do Brasil apresenta sua nova campanha institucional, desenvolvida pela AlmapBBDO, destacando a evolução da marca e de seu portfólio de produtos. Afinal, ‘o novo sempre vem’. Com ajuda de inteligência artificial, a Volkswagen proporcionou um reencontro inédito, interrompido há mais de quatro décadas, entre Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, herdeira desse talento, e ícone da MPB atual. Ao som de ‘Como nossos pais’, de Belchior, e eternizado na voz de Elis, elas protagonizam, pela primeira vez, um dueto emocionante por meio da tecnologia.

O filme traz esse momento fictício e inicia com Maria Rita ao volante do ID.Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, a mãe, Elis Regina, segue dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam ‘Como nossos pais’, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem ‘Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração’.

Assista ao filme aqui:

A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil também faz uma conexão com o anúncio realizado pela marca de que o ícone ressurgirá: a Kombi está de volta! Ela retorna em sua versão eletrificada, o ID.Buzz. E isso dez anos após o fim da produção do modelo que conquistou o coração dos brasileiros. Sua versão 100% elétrica chegará ao Brasil em lote limitado especial com 70 unidades em homenagem aos 70 anos da marca.Numa analogia à própria música, trazendo em seus versos que ‘o novo sempre vem’ e revelando a transição geracional, a campanha também evidencia – sem deixar de celebrar o passado – o fortalecimento da Volkswagen do Brasil na estratégia global de eletrificação da marca.

“A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empresa cada vez mais humana e próxima das pessoas. E nada mais emocionante do que promover um encontro inédito entre a mãe Elis Regina e a filha Maria Rita, dois ícones da música que estão nos corações dos brasileiros, assim como a Volkswagen do Brasil, que neste ano celebra seus 70 anos de história e sucesso no País. Com a campanha, a Volkswagen destaca a evolução da marca e a renovação do seu portfólio de produtos, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Ao unir a Kombi, um ícone do passado, com o ID.Buzz, a versão 100% elétrica do modelo, que chega ao Brasil em lote limitado de 70 unidades, fortalece a presença do País na estratégia global de eletrificação da marca”, diz o vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Roger Corassa.

Para ilustrar esse momento, a gravação do reencontro combina a transmissão de uma série de memórias dos clássicos e também populares automóveis brasileiros da Volkswagen, como, além da Kombi, o Gol, o Fusca, a Brasília e o SP2, que agora dão lugar ao novo portfólio da marca, incluindo os modelos 100% elétricos ID.Buzz e ID.4, além dos SUVs com nota máxima em segurança: T-Cross, Nivus e Taos, as picapes, o Virtus, que é o mais novo sedã do mercado, e o Polo. A escolha de ter as duas grandes artistas, sincronizando com a lembrança de vários sucessos de diferentes épocas da Volkswagen do Brasil foi justamente para reviver e homenagear as várias gerações marcantes do País.

“A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil é uma homenagem às artes de fazer música e automóveis, produtos que encantam e emocionam as pessoas. Esse encontro de mãe e filha entre Elis Regina e Maria Rita, além de emocionar, também reforça o DNA da marca em tecnologia e inovação, trazendo o uso de inteligência artificial treinada para fazer o reconhecimento facial de Elis. A junção de ferramentas com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura perfeita entre o rosto real da dublê e a imagem recriada de Elis; a ação usa a voz original da cantora. Esse é um presente que a Volkswagen oferece em sua celebração de 70 anos: um dos maiores encontros intergeracionais da música e dos automóveis. E somente a Volks poderia proporcionar essa homenagem aos brasileiros. Somos uma marca com história com os brasileiros e essa homenagem era um sonho para todos os colaboradores e clientes que fizeram e fazem parte da família Volkswagen”, afirma Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil e SAM.

Intérprete de clássicos como Águas de Março e O Bêbado e a Equilibrista, Elis Regina faleceu há 41 anos, quando Maria Rita tinha apenas quatro anos. Dessa forma, essa é a primeira vez que elas protagonizam juntas uma canção.

Encontro criado por Inteligência Artificial

Criado pela AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de cena de Dulcidio Caldeira, o filme contou com tecnologia de inteligência artificial treinada especificamente para reconhecimento facial de Elis Regina, diferentemente do que são feitos em projetos de IA que utilizam tecnologia pré-treinadas a partir de dados genéricos. Agência e produtora se uniram a uma empresa de pós-produção americana especializada e com repertório de projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood. Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora.

“Esse trabalho representa muito para todas as partes envolvidas. Nele, está a história da Volkswagen com os brasileiros, a história interrompida de Elis Regina e Maria Rita e, para nós da AlmapBBDO, está a nossa história de mais de 60 anos juntos com a marca no Brasil. A campanha usa uma tecnologia sofisticada para um propósito muito humano: emocionar. Estamos promovendo um dueto inédito que só era possível na imaginação e que agora se torna absolutamente real durante os dois minutos do filme”, comenta Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO.

Além de estreia na TV aberta, a estratégia de comunicação conta com materiais Midia Exterior, mídias digitais e ativações no The Town, festival de música que conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e será realizado em setembro de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), e que contará com Maria Rita entre as atrações.

Ficha Técnica – FilmeAnunciante: VolkswagenTítulo: GeraçõesProduto: InstitucionalAgência: AlmapBBDOPresidente e CEO: Filipe BartholomeuCCO: Luiz Sanches e PernilECDs: Rodrigo Almeida e Rafael GilDCs: Iron Brito e Felipe CirinoCriação: Francis Allan e Gustavo TasselliAprovação pelo cliente: Roger Corassa, Livia Kinoshita, Cristiano Mineiro, Arthur Rocha, Agnes Marques e Helena OliveiraProdução Audiovisual: Diego Villas Bôas, Vera Jacinto e Murillo MorettiAtendimento: Christiano Bock, Mariana Nanes, Stephanie Gasparini, Juliana Stern, Fernanda Waniarka e Bruna NascimentoPlanejamento: Sergio Katz, Marcelo Bazán, Bruno Ortiz Machado, Tomás Garnier Coutinho, Julia Albero, Lavieri Junior, Giulia Arruda, Ana Carolina de Losso, Giovanna Orsatti e Beatriz FreitasMídia: Rafaela Alves, Luana Gallizzi, Everton Maciel, Lucas Fanti, Stephanie Santos e Isadora LeeBI: Diego Rodrigues, Guilherme von Brewer, Amanda Rosa, Sara Ribeiro e Matheus Rodrigues e Victor CastilhoConteúdo: Cristiana Uehara, Talita C. de Souza, Hannamy Layla, Samanta de Melo e Beatriz AmâncioProdutor Gráfico: José RobertoTratamento de Imagem: HH Produção e Tecnologia de Imagens PublicitáriasProdutora Do Filme: Boiler FilmesDireção: Dulcidio CaldeiraProdução Executiva: Juliana MartellottaHead De Atendimento: Larissa PerrottaAtendimento: Jonas Monte, Jess Thomaz e Maria Clara GonçalvesHead De Produção: Juliana SigoloEquipe De Coordenação: Bruna Fernandes, Cintia Varella e Marina Rohnik1º Assistente De Direção: Bruno Roberti2º Assistente De Direção: Felipe LuisariDiretor De Fotografia: Juliano LopesDiretor De Fotografia 2o. Unidade: Rafael MartineliDireção De Arte: Martin GarciaDiretor De Produção (São Paulo): Roberto BelleziaDiretor De Produção (Floripa): Magali HeinzeFigurinista (Floripa): Giovanna MorettoProdutora De Elenco (São Paulo/ Floripa): Cintia CappellanoCelebridade: Maria RitaAgentes: Alexandre Rodrigues Rosa e Verônica Falcão Rodrigues BragaProdutora Executiva: Mariana Da Annunciação Dos ReisMake & Hair: Ricardo Dos AnjosStylist: Heleno ManoelCoordenador De Pós: Ricardo QuintelaMontagem: Ricardo QuintelaAssistente De Montagem: Fabio José BentoFinalização: Rafael BarãoAssistentes De Finalização: Renata Dalbem e Jean NetoColor Grading: Acauan PastorePós-Produção: Flow EffectsProdutora: Raw AudioProdução Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho PereiraDireção Musical: Hilton RawSound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip BraunsteinAtendimento: Carol PeternelliCoordenação: Robério BarbosaLocução: Maria RitaEstúdio gravação RJ Cia do TécnicosMúsicos:Baixo – Alberto ContinentinoTeclado – Rodrigo TavaresBateria – Wallace SantosGuitarra – Fernando CanecaEngenheiro de Som: Flavio Senna

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password