Construindo uma reputação para sua marca pessoal

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Construindo uma reputação para sua marca pessoal Hey Profissional!!! Como não pensar em construir sua reputação de marca pessoal num mundo tão competitivo e interconectado onde todos os que concorrem com você estão em busca de atrair para si os mesmos clientes?

Por isso se faz essencial construir e cultivar uma forte reputação para sua marca pessoal. Uma boa reputação é fundamental para você avançar em sua carreira, estabelecer parcerias de negócios e alcançar o sucesso a longo prazo. Neste artigo, vou explorar estratégias e práticas que podem ajudá-lo(a) a construir uma reputação sólida para sua marca pessoal.

Vamos começar por um ponto essencial:
1) Definir sua proposta de valor exclusiva
Um erro que percebo, que muitos profissionais vêm cometendo é tentar criar uma reputação sem entender o que eles têm a oferecer de único e valioso. A primeira coisa que precisamos fazer é nos perguntar: O que me diferencia dos outros na minha área? Quais habilidades, conhecimentos ou experiências me destacam? Definir a proposta de valor exclusiva ou única como muitos gostam de tratar orientará as ações e comunicações durante todo o processo de construção de reputação.

Outro ponto que venho tratando constantemente em meus artigos é:
2) Ser autêntico e consistente
Já falo isso há muito tempo, a autenticidade é a chave quando se trata de construir uma
reputação forte. As pessoas/clientes são atraídas por profissionais que são genuínos e
verdadeiros consigo mesmos, além é claro de serem consistentes em se apresentar em
diferentes plataformas e interações. O profissional deve estar alinhado, ou seja, precisa
comunicar da mesma forma, no mundo Phygital (físico e digital), alguns tratam esse
profissional de persona, dizem: sua personal deve isso, deve aquilo, precisa isso, precisa
aquilo… não estou aqui para questionar isso e nem desmerecer, pois não é o intuito deste
artigo, mas para ficar mais fácil o entendimento, vamos tratar persona de você profissional!

A consistência gera confiança e credibilidade, que são elementos essenciais de uma reputação sólida.

Mais um ponto de destaque fica por conta do mundo conectado que estamos vivendo.
3) Desenvolver uma forte presença online
Na era digital de hoje, ter uma forte presença online é de vital importância para construir uma marca pessoal e consequentemente uma reputação. Não tente abraçar tudo que a tecnologia pode oferecer pois provavelmente enlouquecerá e isso irá gerar um stress, parta da identificação de onde o público que você deseja atingir com sua marca pessoas e o que ela oferece está, veja por onde navegam e otimize sua vida digital. Você pode começar criando um site, blog profissional, canal do YouTube, Podcast ou outra ferramenta onde poderá mostrar seus conhecimentos, conquistas e portfólio. Utilize as plataformas de mídia social estrategicamente para compartilhar conteúdo valioso, interagir com seu público e se
estabelecer como um líder de pensamento em seu mercado de atuação. Lembre-se de manter uma imagem profissional online positiva, e claro, que esteja alinhada, como já falei, a imagem offline, pois tudo que você postar pode contribuir ou prejudicar sua reputação.

Networking ou melhor netweaving outro ponto relevante para essa construção de reputação.
4) Construir uma rede de relacionamentos
Desenvolver uma forte rede de relacionamentos profissionais é crucial para melhorar sua
reputação. Participe de eventos, conferências e seminários da sua área e de áreas que entenda que possam complementar e contribuir para o que faz, isso permitirá que se conecte com profissionais afins e mentores em potencial. Envolva-se em atividades de networking online e offline, seja generoso com seu tempo e experiência, oferecendo apoio e assistência aos outros.

Construir uma rede de conexões confiáveis pode abrir portas inimagináveis para novas
oportunidades e melhorar sua reputação por meio de referências boca a boca positivas.

Esse próximo ponto é algo que a maioria dos profissionais aplicam apenas a primeira parte.
5) Entregar um trabalho de qualidade e exceda as expectativas
Geralmente ouço de muitos profissionais que assessoro, que dizem que entregam trabalhos de qualidade, o que acho ótimo como “consumidor”, mas vamos lá, qualidade hoje é
commodities, é o básico/obrigatório, precisamos ir além, encantar o cliente, é preciso superar as expectativas, gerar experiências positivas, isso é uma das maneiras mais eficazes de construir uma reputação forte. Não importa se está trabalhando em um projeto para um cliente, colaborando com colegas ou liderando uma equipe, busque a excelência e encantar os clientes em tudo o que fizer, concentre-se em fornecer valor e cumprir os prazos de forma consistente. Ir além do esperado deixará uma impressão duradoura, irá gerar um impacto positivo e ajudará a construir uma reputação de profissional confiável e qualificado.

Este próximo ponto geralmente gera dúvidas entre os profissionais, será que é positivo ou não em minha área de atuação? O famoso: O que vão pensar de mim?
6) Busque e mostre depoimentos e recomendações
Ao contrário do que muitos pensam de autopromoção, depoimentos e recomendações de
clientes, colegas e empregadores satisfeitos são ferramentas poderosas para construir uma
reputação. Entre em contato com aqueles com quem você trabalhou e peça feedback ou
endossos. Exiba esses depoimentos em seu site, perfil do LinkedIn ou Instagram para fornecer prova social de suas habilidades e conhecimentos. Avaliações e recomendações positivas podem aumentar muito sua credibilidade e reputação.

E Por fim, porém não menos importante vem o life long learning
7) Aprenda e cresça continuamente
Para manter e aprimorar sua reputação, é EXTREAMENTE importante manter-se atualizado
com as últimas tendências, tecnologias e desenvolvimentos em sua área de atuação. Invista em oportunidades de desenvolvimento profissional, participe de workshops ou seminários e busque certificações relevantes. Demonstrar um compromisso com a aprendizagem ao longo da vida e o crescimento profissional o posicionará como um especialista experiente e com visão de futuro em seu mercado de atuação

Enfim, quero deixar claro que uma marca pessoal assim como sua reputação não surge da
noite para o dia, ela é feita de muito trabalho e esse trabalho requer uma combinação de
autenticidade, consistência, excelência e uma presença online estratégica. Leva tempo e
esforço para cultivar uma reputação positiva, mas os benefícios valem a pena.

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
www.paulomoreti.com
e-mail contato@paulomoreti.com

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