O Boticário aposta na Inteligência Artificial para comunicar nova campanha
Um dos maiores sucessos de público da perfumaria do Boticário, Malbec X está de volta. Na campanha, a marca conta aos consumidores mais detalhes do Fator X (ingrediente exclusivo, que aumenta o poder da atração) dessa fragrância, que é a mais sensual da linha Malbec, e aumenta a temperatura com o casal Paolla Oliveira e Diogo Nogueira em cenas picantes. Além disso, a novidade desperta o desejo com conteúdos direcionados para seu público no TikTok e Twitter, além de abusar de inovações com inteligência artificial generativa e uma ação inédita para os usuários do Twitter.
O relançamento, que chegou com tudo, traz o conceito de que “a chama não apagou” com um dos casais mais carismáticos do Brasil: Paolla Oliveira e Diogo Nogueira, conhecidos por sua super-química – elemento explorado em Malbec X. Eles protagonizam um roteiro assinado pela AlmapBBDO em um curta onde o cantor aparece se arrumando e usando a fragrância. No momento em que Diogo borrifa a fragrância, uma chama se acende. Por fim, as celebridades esquentam o clima até tirarem as roupas um do outro enquanto o pavio segue aceso até atingir o clímax.
Entendendo formas de oferecer conteúdo para os diferentes grupos de consumidores, o Boticário aplicou o formato mais comentado do momento: a Inteligência Artificial Generativa, que sugere respostas e informações com dedução a partir de interações com os usuários. “Nós queremos conversar com os nossos consumidores de forma cada vez mais próxima, garantindo que aquele conteúdo é relevante para ele. Foi assim que entendemos que Malbec X conversava com cinco clusters muito interessantes: tímidos, envergonhados, ativos, exploradores e fetichistas. A partir desse aprofundamento, aplicamos essa tecnologia, que permitiu que outras opções de mensagens fossem desdobradas em mais de 250 possibilidades — garantindo uma comunicação mais bem direcionada para diferentes audiências”, explica Marcela de Masi, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário. “Isso porque, em 2022, quando lançamos o item pela primeira vez, observamos que peças ativadas em grupos direcionados tinham um engajamento superior em até duas vezes”, complementa a executiva. O projeto, que incluiu um pré-trabalho de “educação” da ferramenta sobre o que é o produto, usando exemplos de frases para a plataforma se inspirar nos guidelines da marca, foi realizado em parceria com os times de mídia, planejamento e criação da AlmapBBDO.
Para os adeptos das redes sociais, o Boticário segue na conversa com conteúdos exclusivos e relevantes: no TikTok, criadores provocam suas audiências sobre o que é o Fator X, que desperta o desejo e esquenta o clima a dois, enquanto no Instagram, a marca reativou a ferramenta Close Friends, onde fornece conteúdos exclusivos sobre o produto. A campanha, que conta com a participação da W3haus, também estreia o formato hashfetti no Twitter e, no dia 20 de março, todos os usuários que clicarem na hashtag #AChamaNaoApagou receberão uma reação da plataforma com o emoji de chamas, aquecendo a temperatura na plataforma.
A estratégia de divulgação foi construída com o objetivo de gerar conversa de qualidade com o público-alvo e despertar desejo pelo item. Ao longo das próximas semanas, o Boticário vai revelar celebridades em cliques inéditos, sob as lentes do fotógrafo Wendy Andrade para a GQ, com o “filtro do Fator X”, mostrando que o jogo da sedução é sobre confiança.
Confira o vídeo:
Ficha Técnica
TÍTULO: PAVIO A
PRODUTO: MALBEC
ANUNCIANTE: BOTICÁRIO PRODUTOS DE BELEZA LTDA
AGÊNCIA: ALMAP/BBDO PUBLICIDADE E COMUNICAÇÕES LTDA.
TIPO: COMUM
SEGMENTO DE MERCADO: TODOS OS SEGMENTOS DE MERCADO
CRT Nº:
PRODUTORA: STINK SP PRODUÇÃO DE FILMES LTDA
CNPJ: 17.704.380/0001-48
ANO DE PRODUÇÃO: 2022
DURAÇÃO: 30”
DIREÇÃO: DOUGLAS RATZLAFF BERNARDT E LARISSA ZAIDAN DE OLIVEIRA FREITAS
DATA DE REGISTRO: 01/03/2023
PRODUTORA DE ÁUDIO: CABARET
CLOSED CAPTION: SIM
TECLA SAP: SIM