Janeiro Branco: psicólogo da Clínica SESI reforça importância da saúde mental

Com cerca de 720 milhões de pessoas vivendo com doenças mentais no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a população tem reconhecido, cada vez mais, a necessidade de cuidar da saúde mental. Nesse sentido, diante do crescente número de casos de transtornos como depressão, estresse e crises de ansiedade, o primeiro mês do ano é conhecido como Janeiro Branco. O movimento tem como principal objetivo conscientizar e promover ações para combater as doenças mentais.

“Nossa saúde mental pode estar comprometida quando passamos a apresentar alterações repentinas de humor, reações exageradas a imprevistos comuns do dia a dia, comportamento apático em relação a situações significativas da nossa vida, preocupação excessiva que possa gerar medos constantes e irracionais que podem culminar em insônia ou sonolência, levando ao comprometimento das atividades cotidianas”, afirma o psicólogo da Clínica SESI, Italo Porto.

Ao perceber algum desses sintomas, o psicólogo recomenda a procura de especialistas no assunto, que poderão auxiliar especificamente em cada caso. “Não é uma regra que os sintomas que um indivíduo sinta seja o que todos os outros acometidos por questões nesse âmbito irão sentir”, comenta, destacando que quem estiver próximo e perceber que o estado emocional de alguém não se encontra em conformidade com o habitual também pode ajudar de algumas formas. “Dando apoio e incentivo para que o outro tenha forças para lutar, e em nenhum momento julgar ou subestimar o sofrimento alheio, além, claro, de orientar que procure profissionais que podem intervir no adoecimento”.

Italo reforça que, embora não exista um passo a passo que Doenças Mentais

Psicólogo possa ser seguido ao perceber sintomas que comprometem a saúde mental, existem alguns atos simples, porém valiosos, que podem ser adotados. “Entre eles, o cuidado com a saúde física, através da prática de exercícios, e comportamentos saudáveis para o organismo. Nutrir boas relações interpessoais com as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, valorizar e resguardar seu momento de lazer, além de diminuir o tempo nas mídias sociais online, priorizando o contato pessoal e real”, elenca.

Além disso, diante do turbilhão de informações que são deflagradas na sociedade todos os dias e que pode levar as pessoas a não se guiarem pelos seus próprios objetivos, Italo destaca a importância de elencar pequenas metas. “Também é importante priorizar o sono, pois ele pode ser a fronteira entre a saúde e o adoecimento. Por último, mas não menos importante, reforço que procurar a ajuda de um profissional não se faz necessário apenas quando se tem um quadro de adoecimento estabelecido, mas para a prevenção de adoecimentos psíquicos”.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password