DRUID e 16 01 se unem para preparar o mercado a trabalhar com games

Programa “Desce pro Play” é o primeiro projeto dessa parceria e auxilia as marcas a mergulhar em estratégia e criatividade para se beneficiar de um segmento que deve movimentar USD 200 bilhões até 2024

Se vídeo game era coisa para criança, essa máxima ficou no passado. De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), 72% dos brasileiros de todos os gêneros, idades e classes sociais consomem jogos digitais de diferentes tipos ou complexidade. Já segundo o último levantamento da Newzoo, hoje o mercado global de video games movimenta US$ 175,8 bilhões e a expectativa é que movimente mais de USD 200 bilhões em 2024.  Essa escalada exponencial representa atualmente um vasto mercado para que as marcas se conectem com as suas audiências em um novo ambiente e de uma maneira próxima e real. Mas, para explorar essa tendência é preciso estar preparado. E esse é o pano de fundo que impulsionou a criação do “Desce pro Play”, o primeiro programa de capacitação em estratégia e criatividade para aterrizar os negócios no mundo dos games, que foi desenvolvido em parceria pela consultoria de inovação 16 01 e pela agência especialista em business to gamer (B2G) DRUID. 

 O aquecimento do segmento e a rápida movimentação em direção a um mercado promissor, já gera atualmente uma corrida para a implementação de ações de marketing que visam experiências ou vendas no ambiente virtual de franquias, como Fortnite e Minecraft. Entretanto, essa dinâmica de enxergar os games enquanto plataforma e o perfil do gamer enquanto público, ainda é recente e carece de capacitação para descobrir a maneira mais inteligente e poderosa de unir dois universos que conceitualmente são tão distantes, mas que na prática estão se tornando um só.

‘’Muitas vezes as marcas não endêmicas – aquelas que não fazem parte da indústria de games – procuram a DRUID porque desejam desbravar a publicidade nesse ambiente. Entretanto, nem sempre elas estão prontas para isso. Seja porque ainda não contam com o produto certo ou porque ainda não está claro internamente com qual a potência que este mercado irá impactar no seu negócio”, detalha Bernardo Mendes, Chief Gamer Officer e co-fundador da agência. 

Por outro lado, a consultoria 16 01 percebeu que grande parte dos clientes que procuram por ela para implementar soluções permeadas pelas metodologias e pensamentos da inovação e da economia criativa em busca de se conectar melhor e de forma mais eficiente com as suas audiências, ou para prototipar novos produtos ou serviços, ainda não despertou para as possibilidades que o universo gamer oferece em diferentes frentes. “E isso significa que estão desperdiçando potencial em ser um ´early adopter´ em um oceano que ainda é menos concorrido do que outros do marketing, como o dos influenciadores digitais, por exemplo. Mas, para ser bem sucedido, é preciso ter entendimento antes. Muitas vezes a marca não consegue ter visão holística do que pode fazer e, consequentemente, não tem uma estratégia e faz projetos muito soltos, pontuais, que acabam ficando fracos. A inovação e a colaboração vêm para resolver isso”, aponta Eduardo Paraske, sócio e co-fundador do negócio. 

Então, ao vislumbrar que o mercado ainda está carente de conhecimento sobre como entrar nesse jogo para ganhar, ao mesmo tempo em que a pandemia acelerou a presença dos games na vida cotidiana de mais de três quartos da população brasileira, as duas empresas uniram suas expertises em um programa que gira em torno de três pilares principais que convergem em um caminho para as marcas.

O primeiro deles é o conhecimento em games em si para que os participantes entendam e conheçam sua complexidade e riqueza de oportunidades para inspirar seus desenvolvimentos futuros. O segundo é o match disso com o negócio de cada um para traduzir suas necessidades em oportunidades reais. E, por fim, o terceiro é a inovação e a aplicação do que há de mais efetivo, atual e impactante em termos de metodologias e ferramentas para criar e prototipar soluções aplicadas ao mundo dos jogos eletrônicos de maneira alinhada à estratégia empresarial.

De acordo com o especialista em inovação, eles enxergaram no “Desce pro Play” uma maneira de dividir a experiência da DRUID – que já desenvolveu ações como o conceito estratégico #IssoMudaOGame, que guia todas as iniciativas do Itaú no universo gamer, e o projeto de patrocínio de Buscofem do VALORANT Champions Tour Game Changers, que nasceu com o intuito de fomentar a participação das mulheres no cenário dos esportes eletrônicos – de uma forma estruturada na mentalidade de inovação que prevê aprendizado, experimentação e colaboração para traduzir o potencial genérico em prática aplicável para as companhias em estratégia. “Assim como nos jogos, é preciso passar por todas as fases do programa para zerar a missão e sair da capacitação com a mente aguçada para se destacar dentre os principais players da indústria nacional. Toda marca deveria ter uma estratégia em games, é lá que os jovens estão”, diz Leonardo Brazão, co-fundador da 1601.

A  Smiles é uma das marcas participantes do programa Desce Pro Play. ”Nós como marketing, UX e CX temos que conhecer a jornada, o perfil, os hábitos, para entender como podemos nos conectar com o universo gamer.  Existe uma oportunidade muito grande de impulsionar a marca, com inovação dentro desse universo que já não é mais um nicho e sim uma grande oportunidade de consumo e de consumidor. Além de ser uma preparação para a marca atuar de uma maneira ainda mais exponencial” detalha Beatriz Cabral, CMO da Smiles. 

A expectativa do novo negócio é iniciar em 2022 e finalizar com cerca de 20 rodadas aplicadas, principalmente para indústrias que ainda não se apresentaram diretamente para games ou que não tem uma estratégia forte ou completa para isso.

Sobre o Desce pro PlayTodas as marcas podem se apropriar do universo de games por meio do “Desce pro Play”. Para atender os diferentes momentos das companhias, o programa foi idealizado com dois módulos diferentes: Workshop A Saga e MVP (Maximum Valuable Play). 

O módulo 1 é um workshop para definição da estratégia chamado de A SAGA liderado e facilitado pela 1601, que contribui, ao longo de três encontros, para encontrar os objetivos da marca (sua estratégia, posicionamento, objetivos de curto e longo prazo, inspirações), introduz o universo dos games (oportunidades, públicos, métricas, cases de sucesso), caminha pela definição dos focos do negócio dentro desse segmento (em quais games deve estar, o que fazer e o que não fazer, pontos de conexão entre os dois mundos); conduz a ideação e definição de serviço, produto ou estratégia e finaliza com a entrega de uma estratégia composta por um cronograma de implementação e por fases de priorização.”Aqui o desafio é fazer com que haja uma conexão estratégica dos desafios e objetivos da marca e negócios com o mundo dos games. E é perfeitamente possível.” complementa Edu Paraske. 

Já o módulo 2 se chama MVP (Most Valuable Play) fazendo jus ao nome dado pelas startups para quando uma companhia vai começar e testar algo, mas aqui nesta fase, a DRUID desenvolverá um projeto criativo customizado totalmente baseado na estratégia e objetivos já levantados pela marca como a iniciativa mais valiosa que poderia ser feita para começar. “Existem várias maneiras de criar para as marcas no mundo dos games, mas a DRUID tem o diferencial de fazer isso com foco em estratégia e consistência. Ter solidez é fundamental para fazer a diferença em games. E dá para fazer isso com muita criatividade” explica Bruna Pastorini, Diretora de Estratégia e Planejamento da DRUID.

Sobre a 1601 Fundada em setembro de 2019 pelos publicitários Eduardo Paraske e Leonardo Brazão, que acumulam passagens pelas áreas de marketing e consumer insights de Google, Samsung, Unilever, Waze e Outback, a 16 01 é uma consultoria de inovação que desenvolve projetos e negócios nessa área para grandes empresas como Ambev, Nestlé, Google, Uber, Smiles, Sicredi, Sanofi,Takeda e Unilever. Seu modus operandi se aproxima da mentalidade das startups para ajudar pessoas e negócios a refletirem e introduzirem a inovação em seus produtos e serviços de forma sustentável por meio do compartilhamento do conhecimento e da co-criação. Para o processo de construção dos projetos, a consultoria se guia por três pilares: o impacto, a colaboração e a cultura, que quando alinhados ajudam os clientes a evoluir sua cultura, estrutura e estratégia para esse ambiente contínuo da inovação. 

Sobre a DRUIDA DRUID é uma agência criativa gamer que tem como premissa conectar marcas, influenciadores, publishers e o público gamer onde quer que ele esteja e de forma significativa. Fundada no início de 2021 por Bernardo Mendes, Chief Gamer Officer, Claudio Lima, CEO, e Evandro Guimarães, Chief Operation Officer, a agência apresenta um conceito inovador: B2G – Business to Gamer, em que compartilha com o mercado uma nova visão da comunicação para o mundo dos jogos ao trazer especialistas não apenas de marketing, mas, principalmente, do universo gamer.  Em menos de 1 ano de operação, a DRUID já conta com diversos clientes na carteira, além de projetos realizados para marcas endêmicas e não endêmicas, entre elas: Itaú, Natura, Submarino, Mentos, Buscofem, LOUD, Midnite e Playmatch.

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