Filosofia e o Brexit: Fabiano de Abreu fala à Jovem Pan sobre as consequências da saída do Reino Unido da UE

Em entrevista para o Eva da Jovem Pan, Fabiano de Abreu apontou de forma filosófica a ilusão e o arrependimento como consequência da saída do Reino Unido da União Europeia
“O Brexit é a arrogância inglesa sobressaindo à razão da evolução dos demais países que já não dependem mais da grande Rainha.” Fabiano de Abreu 

Ilusão

Segundo o filósofo, muitos ingleses se iludiram e votaram “sim” para o Brexit por acreditarem que a medida diminuirá o fluxo migratório de povos refugiados em busca de melhores condições. “O ser humano tem a mania de acredita no que convém. É fácil induzir uma sociedade com problemas. Qualquer coisa pouco plausível pode ser aceita”, analisa.
“Há quem aproveita-se de uma situação momentânea, dos problemas, para criar uma realidade inventada para manipular. Ou seja, uma ilusão dentro de uma realidade inventada, mas que parece plausível. Pois nem toda razão é uma razão universal e, sim, criada por alguém”, explica.

Arrependimento

De acordo com Fabiano, assim que surgem as consequências dos atos é que pode aparecer junto o sentimento de arrependimento, como um casal que se separa sem refletir verdadeiramente antes de tomar uma decisão que pode não ter volta.

“Tudo tem uma consequência, que eu chamo de razão final. É a verdade como resultado de uma decisão. E é a partir disso que vem o arrependimento. Às vezes, não sabemos o domínio da razão quando não se é vidente, se é que existe vidência. Então, temos que pensar muito antes de tomar uma atitude”, finaliza.

Na foto Fabiano está ao lado de Almiro Moreira ex-técnico economista e estatístico do banco central Europeu e atualmente um dos nomes fortes do partido PSD de Portugal ao lado de Henrique Damas directivo do banco Santander. O filósofo é luso-brasileiro e atualmente se divide entre Brasil e Portugal como habitação.

Brexit, o termo em inglês da junção das palavras British (Britânico) e exit (saída), denomina a saída do Reino Unido da União Europeia.

Fonte: MF Press Global | Por : Vanessa Scarcella

 

Kátya Elpydio5426 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password