Delícias da mandioca, aipim ou macaxeira

Raiz é a base para produção de bolos típicos presentes na mesa dos nordestinos e nas festas juninas 

O alimento é o mesmo, mas os nomes, preparos e gostos são diferentes. Os bolos de aipim, carimã ou puba, e tapioca são feitos com farinha de mandioca, raiz também conhecida como macaxeira, dependendo do Estado. Na Bahia, é mais chamada de aipim. Fonte de carboidrato, cálcio e vitamina B, o aipim também é uma boa opção para os alérgicos a glúten.

Para fazer as três iguarias típicas, o padeiro do GBarbosa, Joel Andrade, ensina receitas fáceis e deliciosas para servir toda a família e os amigos. Mas antes de começar o preparo, ele explica as diferenças entre as receitas. “O bolo de carimã ou puba é feito com a farinha de mandioca azeda, enquanto o de tapioca leva farinha de mandioca tradicional. Já o de aipim é feito com a própria raiz ralada”, esclarece. A raiz e a farinha de mandioca tradicional podem ser encontradas no supermercado.

A responsável por compras de padaria do GBarbosa, Anna Oliveira, diz que os bolos de aipim, carimã e tapioca são alguns dos principais produtos consumidos em junho na rede de supermercados. A previsão é comercializar 16 mil quilos desses bolos no período junino.

Confira as receitas e prepare as delícias juninas que vão deixar o São João ainda mais gostoso.

Bolo de Aipim

1 kg de aipim (a raiz)

200 ml de leite de coco

3 colheres de sopa de manteiga

3 ovos

2 xícaras de açúcar

50 g de coco ralado

1 colher de chá de sal

Manteiga para untar a assadeira

Modo de preparo: rale o aipim e separe. Em uma batedeira, junte a manteiga, os ovos e o açúcar e bata até misturar os ingredientes. Adicione o aipim, o leite de coco e o sal e bata novamente, até misturar os ingredientes. Unte a fôrma só com manteiga e leve a massa ao forno médio por 60 minutos.

Bolo de Carimã ou Puba

2kg de carimã ou puba (farinha de mandioca azeda)

150ml de leite

800g de leite de coco

300 g margarina

12 ovos

700 g de açúcar

50 g de coco ralado

10 g de sal

1 l de água colocando gradativamente 

Modo de preparo: em uma batedeira ou no liquidificador, junte a manteiga, os ovos e o açúcar e bata até misturar os ingredientes. Adicione a farinha de mandioca azeda, o leite de coco e uma pitada de sal e misture tudo com uma colher. O segredo da receita é todo o preparo ficar na textura de mingau. Unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo e leve a massa ao forno médio por cerca de 1h e meia.

Bolo de Tapioca

1 kg de tapioca (farinha de mandioca tradicional)

200 g de farinha de trigo tipo 1

700 g de açucar

200 g margarina

800 ml de leite de coco

12 ovos

150 ml de leite liquido

10 g de sal

200 ml agua

25 g de fermento

100 g de coco ralado 

Modo de preparo: em uma batedeira ou no liquidificador, junte a manteiga, os ovos e o açúcar e bata até virar um creme branco, essa é uma dica importante da receita. Adicione a tapioca, a farinha de trigo, o fermento, o coco ralado e mexa com uma colher. Unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo e leve a massa ao forno médio por cerca de 40 minutos.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password