Curso gratuito de encadernação inscreve até 2 de setembro

Oficina ministra técnicas para encadernar livros segundo modelos tradicionais

Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito Arte Milenar: oficina de encadernação tradicional, que será realizado de 6 a 10 deste mesmo mês, na Caixa Cultural Salvador. Serão oferecidas 20 vagas para interessados, especialmente das áreas de Biblioteconomia, Letras e Museologia. O curso terá coordenação de duas professoras especialistas (Vanilda Mazzoni e Alícia Duhá), com uma carga de 40 horas de aulas. As inscrições vão até o dia 2 de setembro. O patrocínio é da CAIXA. Informações: (71) 3421-4200 memoriaearte@gmail.com

O curso Arte Milenar: oficina de encadernação tradicional se propõe a ministrar técnicas da encadernação tradicional de livros, em couro e pergaminho, além de revestimentos de luxo. Trata-se de um trabalho essencialmente manual, que segue ensinamentos que remontam o Século IV da era cristã, quando iniciaram-se a difusão das primeiras técnicas de  proteção aos manuscritos medievais, evoluindo para a cobertura librária que conhecemos hoje.

Na oficina, serão discutidos o saber acadêmico e o saber popular: a encadernação, antes vista apenas sob o prisma de um serviço meramente técnico e artesanal, mostra-se, neste momento, um trabalho extremamente delicado e intelectual, que necessita ser estudado para ser melhor executado. Desta forma, o curso se propõe unir o passado e o presente.

No programa da oficina, constam informações sobre a história da encadernação, os códices, encadernação bizantina (ourivesaria e couro), técnica da gofragem a seco, encadernação em tecido (algodão, veludo, francônia e linho), encadernação monástico, encadernações modernas com revestimentos de percalux, vulcapel ou papel importado, encadernações de luxo, nervuras, costuras e colagem

Para se inscrever, o interessado deverá enviar ao e-mail Livros Raros, Salvador, Bahia,

Caixa Cultural

memoriaearte@gmail.com carta de intenção simples explicando os motivos pelos quais deve ser selecionado, e aguardar a confirmação. As vagas serão distribuídas entre os turnos matutino (10 alunos) e vespertino (10 alunos). Haverá cinco vagas para estudantes. A realização é da Memória & Arte – Pesquisas e Projetos em Preservação de Documentos Antigos e Livros Raros. Local do curso: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro). As inscrições serão aceitas até o dia 2 de setembro.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password