Estácio prorroga inscrições para programa de incentivo a startups

Até 10 de julho, o Programa Startup NAVE recebe projetos de equipes com no mínimo um aluno ou formado da Estácio

– O Programa Startup NAVE, iniciativa gratuita de pré-aceleração desenvolvida pela Estácio, está com inscrições abertas até 10 de julho. São quatro meses de capacitação, que incluem validações reais, networking e mentorias com alguns dos principais empreendedores e especialistas do mercado.

Serão selecionadas 25 startups, que participarão da turma 5 do Programa, de  agosto a dezembro de 2016, no Espaço NAVE, na região do Porto Maravilha, Rio de Janeiro. Veja informações completas no site: http://inovacao.estacio.br/startupnave.

Desde o início do projeto, 600 startups de segmentos como Educação, Serviços, Saúde e E-commerce se inscreveram no programa, 89 foram selecionadas e 60 concluíram a pré-aceleração. No total, as startups que passaram pelo Programa Startup NAVE captaram mais de R$ 2 milhões com investidores, aceleradoras e programas de fomento do governo.

“Existia uma lacuna no mercado entre as incubadoras, voltadas para o desenvolvimento de projetos, e as aceleradoras, que buscam negócios mais maduros, prontos pra investir. Ao criar uma pré-aceleradora, a Estácio abriu oportunidade para projetos se transformarem em negócios, para ideias saírem do papel, por meio de orientação específica, aplicada a cada empresa”, afirma Lindália Reis, diretora de inovação da Estácio.

Para concorrer a uma vaga no Programa Startup NAVE, a startup deve ser formada por uma equipe de 2 a 5 integrantes, sendo que no mínimo um deles deve ser aluno ou formado da Estácio (graduação ou pós-graduação, EAD, presencial ou Pronatec). Ao menos um dos participantes deve ter disponibilidade para cumprir a carga horária do Programa presencialmente no Espaço NAVE.

O processo de seleção é formado por quatro etapas. As startups devem preencher o formulário disponível no site, incluindo um vídeo de apresentação do projeto de até 1 minuto de duração (inserir o vídeo no YouTube e indicar o link no campo específico do formulário).

As equipes pré-selecionadas apresentarão um resumo da empresa, defendendo sua ideia de negócio, para uma banca julgadora (definida pela Estácio). A apresentação dos projetos será feita presencialmente no Rio de Janeiro. Despesas de locomoção, estadia e alimentação ficam por conta dos candidatos/equipes, inclusive no caso de a startup ser uma das selecionadas para o Programa.

“O Startup NAVE é uma excelente oportunidade para quem tem uma grande ideia, quer desenvolvê-la e empreender. O lugar para adquirir background, aprender os canais e as ferramentas certas para validação da ideia. O programa quer impulsionar a empresa e, por isso, nos dedicamos ao sucesso do empreendimento”, diz Marcelo Macedo, sócio na Tangerina, empresa de design de estratégia, inovação e negócios, mentor do programa.

Das startups que passaram pelo Programa Startup NAVE, se destacaram no mercado iniciativas como a Plataforma Saúde, que ganhou os prêmios BID e TIC das Américas e teve um dos integrantes eleito como um dos jovens mais inovadores pelo MIT; o Opa!, selecionado pelo programa do governo Startup Rio, FbStart e Challenge Cup; e o E-Manager, que foi finalista do desafio Negawatt Challange do Banco Mundial para participar do congresso Smart Cities, em Barcelona.

O Programa Startup NAVE

São três etapas: formação, lançamento e órbita. Inicialmente, é realizada uma capacitação com foco em qualificar o empreendedor, por meio de um plano de ação personalizado, análise de cenários, validação de problemas e soluções, e identificação de benchmarking e de seus diferenciais. A segunda fase consiste na criação do Mínimo Produto Viável (MVP), com foco no lançamento da startup, com definição de métricas de acompanhamento online e preparação do pitch de apresentação da empresa. Por fim, a startup é preparada para atuar no mercado, por meio de encontro com investidores e aceleradoras, ou até mesmo concorrendo aos principais programas de fomento ao empreendedorismo do país.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password