“jealousy, jealousy”, de Olivia Rodrigo, inspira campanha da Vivo

A tecnologia tem transformado de forma acelerada e significativa as relações humanas em diferentes aspectos – trabalho, relacionamentos e até tarefas cotidianas. O cenário de hiper conexão vem gerando preocupações em escala global sobre o impacto na saúde mental e como uma relação que começou benéfica, levanta agora alertas importantes.

De acordo com o Panorama da Saúde Mental 2024, conduzido pelo Instituto Cactus e pela AtlasIntel, 40% dos entrevistados afirmaram que a quantidade de curtidas e comentários nas redes sociais influencia significativamente sua autoestima, com essa dependência de validação externa sendo especialmente notável entre adolescentes e jovens adultos.

Nesse mesmo estudo, 45% dos jovens brasileiros, entre 15 a 29 anos, relatam que o uso intenso de redes sociais impacta negativamente sua saúde mental, contribuindo para o aumento da ansiedade e depressão. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o que equivale a 11,7 milhões de pessoas, fazendo com que o Brasil lidere o ranking de ansiedade e depressão na América Latina. Outro levantamento, dessa vez feito por VTrends, hub de pesquisas e insights da Vivo, mostra que 51% das pessoas afirmam que perdem a noção das horas quando estão conectadas em dispositivos móveis.

A Vivo, que há muitos anos vem ampliando as discussões sobre os excessos do uso da tecnologia e tem se posicionado de forma propositiva sobre a importância do uso equilibrado do celular, reforça um movimento de discussão atual sobre o tema. Em sua nova campanha convida as pessoas a mudarem seu tempo com o celular, estabelecendo novos limites e uma relação mais saudável no uso das telas.

“Ao passo que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior em nossas vidas, é preciso buscar formas de estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada com o celular. Esta pauta tem uma escala global e intergeracional, e como marca líder e com um olhar humano, acreditamos que é fundamental promover este diálogo”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

A campanha, criada pela Africa Creative, inicia com o filme “Relacionamento Tóxico”, que traz uma versão de “jealousy, jealousy”, de Olivia Rodrigo como trilha sonora. A música foi uma escolha intencional para o material, tanto pela força da letra que fala sobre as consequências do uso excessivo das redes sociais, quanto pela relação da cantora com a geração Z e sua identificação com esse público. O filme retrata como uma jovem está imersa em seu celular, sem perceber que está sendo dominada pelo mundo online e vivendo sob a pressão de estar sempre conectada. Em atuação com a agência Spark, a marca traz também uma estratégia de PR e Influência para ampliar o alcance e gerar conversas sobre essa pauta tão relevante.

“Em um cenário de inovações aceleradas, acreditamos que as marcas devem fazer parte da solução, provocando reflexões e incentivando escolhas mais responsáveis. Esta campanha é um passo estratégico para ressaltar a marca como uma agente ativa na construção do uso consciente da tecnologia.”, afirma Mariana Sá, Co-CCO da Africa Creative.

Assista aqui ao filme da campanha:

 

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password