“Pra Quem Eu Vou Contar? – Um Retrato da Violência Doméstica no Brasil”
A Júpiter Conteúdo em Movimento, em parceria com o Magazine Luiza e o Instituto Mulheres do Brasil (do Grupo Mulheres do Brasil), acaba de lançar o documentário “Pra Quem Eu Vou Contar? – Um Retrato da Violência Doméstica no Brasil”. Apresentado por Mariana Varella e dirigido por Thaís Roque, o conteúdo aborda o ciclo de abuso contra as mulheres e o impacto da violência doméstica na saúde mental.
O filme conta com entrevistas exclusivas da ativista dos direitos das mulheres Maria da Penha, a infectologista Ivete Boulos e a empresária Luiza Trajano, além de apresentar a história de Bárbara, vendedora do Magalu que usou os canais da empresa para expor e sair de um relacionamento abusivo.
“O documentário busca quebrar o silêncio e conscientizar a sociedade sobre os padrões da violência doméstica, proporcionando às vítimas um espaço para se sentirem ouvidas e compreendidas. Ao dar voz às próprias vítimas, a produção humaniza a questão da violência doméstica e demonstra que cada história é única e merece ser ouvida. Ao compartilhar suas experiências, as mulheres encorajam outras vítimas a buscar ajuda e quebrar o silêncio”, pontua Mariana Varella, apresentadora do doc.
Ao longo da produção, a equipe identificou um padrão comum nas histórias das vítimas, independentemente de suas diferenças sociais e regionais. A sensação de vergonha, medo, culpa e dificuldade de romper o ciclo da violência são elementos presentes em quase todos os relatos. Essa constatação reforça a importância de conscientizar a sociedade sobre os sinais de violência doméstica e oferecer apoio às vítimas.
“A pesquisa do filme foi conduzida de forma muito cuidadosa por nossa roteirista, Paula Padilha, com o apoio fundamental do Magalu e da ONG Mulheres do Brasil, que nos ajudaram a acessar dados relevantes e nos conectar com mulheres que sofrem ou sofreram violência doméstica. O maior desafio foi contar histórias sensíveis sem expor a identidade das pessoas. Utilizamos recursos de dramaturgia como reconstituições, e depoimentos com distorção de voz e sem mostrar o rosto. Nós, da Júpiter Conteúdo, produzimos o filme porque essa causa também faz parte do nosso compromisso com a sociedade. Com o nosso alcance no digital, temos a oportunidade de levar informações a um grande número de pessoas, ajudando a conscientizar e a fornecer ferramentas para que mais mulheres possam sair do ciclo de violência doméstica”, diz Thaís Roque, diretora do documentário.
“Há sete anos, uma gerente do Magazine Luiza foi vítima de feminicídio e isso me marcou profundamente. Eu sabia que a gente tinha que se posicionar e montar frentes para que isso não se repetisse. Desde então, criamos ações de treinamento nas lojas para que todos, de supervisores à colegas de trabalho, aprendessem a identificar os sinais de violência, além de oferecer uma rede de apoio para as mulheres. Quando você levanta essa bandeira, os agressores ficam com medo porque eles sabem que a mulher tem uma rede de apoio forte atrás dela. É por isso que as empresas precisam se comprometer com a causa. A violência doméstica existe em todos os lugares do mundo e agora a missão do Grupo Mulheres do Brasil é montar um comitê global para acabar com todo e qualquer tipo violência. O objetivo sempre será salvar a mulher”, declara Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.
Ficha técnica:
Apresentação: Mariana Varella
Direção: Thaís Roque
Produção executiva: Jeff Peixoto
Pesquisa e roteiro: Paula Padilha
Produção: Marina Calvão
Direção de fotografia: Michel Souza
Fotografia: Allan Carvalho, Daniel Domingues e Daniel Jr.
Som direto: Lucas Tesser e Wylliana Nascimento
Edição: Gustavo Forti Leitão
Colorista: João Felipe Khury
Direção criativa: Ana Vizeu
Motion design: Tainá Ferrari Wagner
Mixagem de áudio: Filipe Ambrosio
Trilha sonora: Vinicius Porto e Paulo Garfunkel
Planejamento e redes sociais: Luana Viana
Analista de redes: Gabriela Rocca
Gestão de projetos: Denise Rodrigues e Lays Coelho
Assistente de atendimento: Francielly Rocha
Inteligência de dados: Ricardo Somera