Você tem cuidado ao utilizar cosméticos no dia a dia?

Farmacêutica explica as consequências do uso indiscriminado desses produtos de beleza e apresenta alternativas para evitá-las 

A procura por produtos cosméticos tem crescido significativamente a cada ano. Isso abre espaço para uma variedade de compostos químicos serem comercializados, e junto a elas, vêm, também, os potenciais riscos à saúde pela utilização desenfreada dessas substâncias, gerando preocupação. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) apontam que, nos primeiros quatro meses de 2023 aqui no país, a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou um aumento de quase 31% quando comparada ao mesmo período no ano anterior.

Alice Bezerra, professora do curso de Farmácia da UNINASSAU Petrolina, acredita que um dos principais impulsionadores da utilização indiscriminada de produtos estéticos é a busca pelo tão exigido e idealizado ‘padrão de beleza’. “Para alcançar um corpo, cabelo e pele considerados socialmente ‘perfeitos’, as pessoas se submetem a diversas situações, e isso vai desde o uso excessivo de cosméticos até procedimentos estéticos invasivos, o que pode afetar não apenas a saúde física, como trazer impactos significativos na saúde mental das pessoas.”, afirma.

“A utilização desmedida dessas substâncias químicas presentes em cosméticos convencionais e a exposição contínua a essa variedade podem gerar diversas consequências, como reações alérgicas, processos anafiláticos, dermatites e, até mesmo, quadros graves de intoxicação”, explica a farmacêutica.

Diante desses riscos, a indústria já apresenta alternativas mais seguras e sustentável para a beleza. “Temos, no mercado, opções como os cosméticos naturais, provenientes de fontes, os veganos, isentos de qualquer subproduto de origem animal, e os orgânicos, produzidos de forma sustentável (sem inseticidas, hormônios, antibióticos, organismos geneticamente modificados etc.)”, orienta Alice.

“Não se pode prejudicar a saúde mental nem física para alcançar ‘padrões estéticos’ que não precisam ser seguidos. Se persistir a vontade em utilizar serviços e produtos em busca de mais ‘beleza’ e autoestima, é fundamental buscar orientação adequada com profissionais habilitados, como um farmacêutico, fisioterapeuta dermatofuncional, biomédico esteta e médico dermatologista etc. Com isso, é possível realizar uma abordagem mais saudável e racional do uso de cosméticos”, assegura.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password