Ministério da Saúde lança campanha

Mesmo depois de tantas perdas e do isolamento vivido no Brasil e no mundo, muitas pessoas parecem ter esquecido dos perigos da Covid-19. Muitos brasileiros não tomaram a vacina ou não estão com o seu esquema vacinal contra a covid completo. Para estas pessoas e, consequentemente, para toda a sociedade, os riscos da Covid permanecem.

Por isso, o Ministério da Saúde lança a campanha de Vacinação contra a Covid-19 – 2º Semestre 2023, para reforçar a importância da vacinação como a melhor maneira de combate ao vírus e contra as formas graves da doença, o Ministério da Saúde lança uma nova campanha publicitária, que já está sendo veiculada na televisão, no rádio, na internet e nos locais de grande circulação de pessoas em todo o país. O imunizante está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população acima de 6 meses de idade. Maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente.

Criada pela Nacional Comunicação, a campanha conta a história real de Milena Viana, 29 anos, de São Paulo, em um depoimento de alerta para os riscos de não se vacinar. Em 2021, sua família não acreditava na importância da imunização. O pai de Milena, Leandro Queiroz dos Santos, com apenas 49 anos, alicerce da família, contraiu Covid-19 e teve apenas três dias entre o diagnóstico e o falecimento. O velório foi restrito e muitos amigos e familiares não conseguiram se despedir. Assista no link – CAMPANHA NACIONAL VACINAÇÃO COVID-19 – YouTube .  Além da TV, o plano de mídia contempla internet, rádio e mídia exterior com veiculação nacional.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que há um conjunto de doenças imunopreveníveis, como o sarampo, a coqueluche e a gripe. “A Covid-19 também passou a integrar o Departamento do Programa Nacional de Imunizações. Essa é uma doença de constante monitoramento, requer atenção e por isso temos fortalecido as ações de prevenção por meio do Movimento Nacional da Vacinação”, ressalta.

Testagem e tratamento também são temas importantes abordados na nova campanha. O antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível em toda a rede do SUS para tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo. Este medicamento é indicado apenas para pessoas com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos.

Nova recomendação a partir do ano que vem

A partir de 2024, a imunização contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A recomendação será de 8 semanas de intervalo entre a 1ª e a 2ª dose, e intervalo de 4 meses entre a 2ª e a 3ª dose.

Adultos de grupos prioritários, tais como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua vão receber anualmente uma nova dose da vacina.

As peças da campanha publicitária trazem a mensagem de que a vacina é a melhor forma de se proteger, e que todas as pessoas maiores de 6 meses devem estar com o esquema vacinal contra a Covid-19 atualizado. A campanha traz também a orientação de que é preciso ficar atento aos sintomas. Idosos maiores de 65 anos e pessoas imunossuprimidas maiores de 18 anos, caso apresentem sintomas, devem fazer o teste de Covid e, caso positivo, terão tratamento antiviral gratuito pelo SUS. Para ter acesso ao medicamento, pessoas pertencentes a estes grupos de risco precisarão procurar uma unidade de saúde pública. O tratamento só pode ser ministrado até o 5º. Dia dos sintomas. Além disso, idosos e imunossuprimidos devem se prevenir com o uso de máscara, higiene e uma certa distância social, isso para evitar a contaminação.

Confira o vídeo:

Ficha Técnica:

Agência: Nacional ComunicaçãoCliente: Ministério da SaúdeCampanha: Vacinação contra a Covid-19 – 2º semestre de 2023Presidente: Paulo de TarsoDireção Geral: Audrey BuglianVice-Presidente de Planejamento: Rafael FreazaVice-Presidente de Criação: Karina MoniqueDiretor de Criação: César MafraCriação: César Mafra, Hayre Borges, Pedro Chequer, Saulo Santos, Thandy Yung e Camilo RobaertDiretora de Atendimento: Renata BarrionuevoAtendimento: Thaiza Acosta, Akemi Akaoka, Carolina Cardoso e Patrícia ReisVice-Presidente de Mídia: Selma LealDiretora de Mídia: Lina Aredes

Head de Mídia: Leandro Lomeu

Diretora de Produção: Wanessa Severo

Produção gráfica e RTV: Faianne Landim, Reinaldo Santiago e Carolina RosaDireção do Filme: Hermes BruchmannProdutora de Vídeo: Colorbar Filmes

Aprovação no cliente: Elisa Andries, Yole Mendonça, Cláudio Evaristo, Juliana Vieira, Kamila Mota e Rafael Atuchi

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password