Escolas baianas apoiam projeto para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos

O descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos entrou na pauta de diversas escolas particulares de Salvador. Neste mês de setembro, o tema vem sendo alvo de palestras nos colégios Pan-americano, Anchieta e Antônio Vieira a partir de uma parceria com a empresa BdP Waste, especialista em logística reversa, homologada pela Abree (Associação Brasileira de Resíduos Eletroeletrônicos) e integrante do programa Lixão Zero do Governo Federal. Todos os colégios visitados passaram a abrigar um coletor gigante para recebimento de computadores, baterias, televisores, aparelhos de áudio, celulares, carregadores e outros materiais destinados ao descarte.

No Pan-americano, a iniciativa atingiu cerca de 80 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental I. No Colégio Anchieta, a palestra – sempre ministrada pelo engenheiro ambiental Mateus Andrade, da equipe da BdP Waste – foi assistida por 105 alunos do 6º ano, enquanto no Colégio Antonio Vieira (Vieirinha) o público ultrapassou a marca dos 180 alunos, de diversas turmas, também do 6º ano.

Com cerca de 30 minutos de duração, a palestra tem como foco principal ampliar a consciência dos estudantes – e, por meio deles, as suas famílias – sobre a necessidade de darem destinação correta a equipamentos e resíduos eletroeletrônicos, evitando que esses materiais venham a parar em aterros comuns, contaminando o solo e a água, trazendo danos para o meio ambiente e a saúde humana. Estimativas baseadas no mercado formal indicam que apenas 3% desses resíduos produzidos no Brasil têm destino adequado.

“Na composição desses equipamentos existem substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, cádmio, bilírio e arsênio, que podem trazer altos riscos à saúde humana, quando não descartados corretamente”, alerta o engenheiro ambiental Marcos Carvalho, um dos diretores da BdP Waste. Segundo ele, a Lei 12.305/ 2010, que regula a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece a obrigatoriedade da gestão e disposição correta de resíduos corporativos e operacionais por parte de empresas geradoras. Essa legislação foi complementada em 2020 com o Decreto Lei 0.240, que cria metas objetivas de logística reversa de eletroeletrônicos.

Com um galpão situado em área de cinco mil metros quadrados no bairro de Valéria, em Salvador, a BdP Waste colabora com as metas de logística reversa realizando todos os serviços de coleta, transporte e armazenamento dos resíduos eletroeletrônicos recolhidos, desde a triagem e desmontagem dos equipamentos até a descaracterização (eliminação dos dados confidenciais) e destinação final adequada de cada componente.

Ação nas escolas

A ação ambiental da BdP Waste prosseguirá em outras escolas particulares de Salvador ao longo dos meses de outubro e novembro de 2023. As escolas interessadas em fazer parte do projeto podem solicitar a visita da empresa por meio do telefone 71 988921119. 

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password