Passo a passo para limpar a geladeira corretamente com as dicas do Dr. Bactéria!

Nas atividades de organização e limpeza de uma casa, nada melhor que estabelecer uma rotina para cada tarefa. Algumas exigem manutenção diária, outras precisam de planejamento semanal, mensal e até anual. É uma boa maneira de manter a casa sempre limpa e em ordem, sem grandes sacrifícios.

Vamos nos deter aqui na limpeza de geladeira, que é um local de armazenamento de alimentos perecíveis e que precisa estar sempre higienizada para evitar contaminação.

O querido Dr. Bactéria, o biomédico Roberto Figueiredo (que agora apresenta também o programa Bac-Papo, na rádio Vibe Mundial 95.5 FM), vai nos orientar de maneira prática e funcional. Vale a pena conferir!

Para fazer a limpeza é mais fácil esvaziar a geladeira armazenando os produtos numa caixa de isopor ou numa caixa térmica com gelo dentro para preservar a qualidade dos alimentos. A geladeira tem que estar vazia, assim e desligue ela dá tomada para então começar o processo de limpeza.

As dicas básicas são: primeiro limpar; segundo desinfetar e terceiro você vai desodorizar. Combinado?

Pegue um litro de água, coloque uma colher de sopa de detergente nesse litro de água e com uma esponjinha (sempre do lado amarelo), molhe, torce bem e você vai passando sempre na parede da geladeira de baixo para cima essa solução de água e detergente passa nela todinha, fazendo movimentos circulares também, mas sempre de baixo para cima. Limpe também atrás da borracha atras da geladeira, pois pode estar até com baratas, infelizmente.

Depois pegue um paninho só com água, torça muito bem torcidinho para passar por dentro dela para tirar resíduo de detergente dentro da geladeira.

Agora que a geladeira está limpa, vamos desinfetar com vinagre de álcool puro, com um paninho você vai torcer e passar por toda a parte de dentro da geladeira, desinfetando inclusive atrás da borracha.

Espere uns 10 minutinhos e a geladeira estará desinfetada!

Em seguida, vamos desodorizar. Anote: em um copo d’água, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, misture bem, aí você pode pegar um outro um paninho seco ou uma esponja e molhe nessa solução, que poderá ficar até pastosa. Não precisa nem torcer muito não, que a ideia é passar bastante e vai passando por dentro da geladeira com a mesma esponja.

“Deixe na primeira prateleira, a direita no fundo, uma xicara cheia de bicarbonato para tirar o odor da geladeira, não precisa trocar esse pó, apenas uma vez por mês mexa com uma colher, você vai perceber que não haverá mais cheiro”, diz Dr. Bactéria.

Ligue a tomada da geladeira, coloque os produtos e alimentos e repita, pelo menos uma vez por mês, esse procedimento para a manutenção e higiene correta.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password