“Deve ser considerado uma tentativa de homicídio em massa” Diz pesquisador sobre incêndio em lixão no Rio de Janeiro

De acordo com o Pós PhD em neurociências e Biólogo, Dr. Fabiano de Abreu, esse tipo de fumaça pode gerar graves consequências à saúde

Um incêndio atingiu um antigo lixão em Teresópolis, na Região Serrana, durante a madrugada de segunda-feira (26). A cidade foi envolvida por uma densa fumaça, dificultando a circulação dos moradores. Em resposta, escolas foram fechadas e as aulas suspensas para garantir a segurança dos alunos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h da manhã para controlar as chamas no local, localizado próximo à BR-116. De acordo com a corporação, o incêndio foi contido no final da manhã.

Anteriormente, o lixão funcionava como um aterro sanitário, mas foi fechado em 2018 pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Ministério Público devido à falta de controle no despejo de resíduos. Por meio de nota oficial, a prefeitura afirmou que há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso e está prestando apoio aos Bombeiros.

“A prefeitura está colaborando com o Corpo de Bombeiros. Decidimos suspender as aulas em algumas escolas públicas próximas ao antigo aterro sanitário devido à densidade da fumaça”, informou a nota.

De acordo com o Pós PhD em Neurociências e Biólogo membro da Society for Neuroscience nos EUA, da Sigma Xi e da Royal Society of Biology no Reino Unido, Dr. Fabiano de Abreu Agrela,  a situação é mais grave que um simples incêndio, é um atentado à saúde da população.

Levando em consideração que a fumaça pode trazer danos para saúde, seja a curto prazo ou a longo prazo, que pode levar à morte. Assim como os danos causados na natureza e na atmosfera, um incêndio como esse deve ser considerado uma tentativa de homicídio em massa”.

Acordar com uma notícia dessa, fere à alma. Isso é mais uma comprovação de um Rio de Janeiro apocalíptico. É o que estamos vivendo há muito tempo, chegando a nível de desespero”.

As consequências da fumaça à saúde

A fumaça resultante da queima de lixo possui diversas substâncias tóxicas e poluentes que podem ter consequências graves para a saúde humana, como dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, material particulado fino e compostos orgânicos voláteis“.

Inalar essa fumaça pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões, resultando em sintomas como tosse, falta de ar, dor de cabeça e náusea. Além disso, as partículas finas presentes na fumaça podem penetrar profundamente nos pulmões e causar danos a longo prazo, incluindo doenças respiratórias crônicas, como asma, bronquite e enfisema“.

As substâncias químicas presentes na fumaça do lixo também podem ser cancerígenas e estão associadas a problemas cardiovasculares, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e pressão arterial elevada. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias pré-existentes são especialmente vulneráveis aos efeitos negativos da fumaça do lixo” Explica Dr. Fabiano de Abreu.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu Agrela

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society (Mais de 200 membros da Sigma Xi receberam o Prêmio Nobel), Membro da Society for Neuroscience (USA), Membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association (USA), Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Créditos – Foto: Divulgação / MF Press Global

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password