Quais são os benefícios das oleaginosas para sua saúde?

Ricos em gordura boa, os alimentos oleaginosos contribuem com o bom funcionamento do organismo 

Muito frequente em diversos cardápios da gastronomia, as amêndoas, castanhas de caju, castanhas do Pará, macadâmias, nozes e avelãs têm motivos de sobra para estarem presentes na dieta diária. Além de serem extremamente saborosas, essas oleaginosas contribuem para a saúde, bem-estar e nutrição do organismo no dia a dia.

Isso é o que explica o especialista em suplementação e sócio proprietário da Palato Especiarias, marca referência em produtos naturais e essências na Bahia, Pedro Lisboa. De acordo com ele, “as oleaginosas são sementes ricas de óleo que podem ser consumidas in natura e ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL), uma vez que a ‘gordura boa’ contida nelas protege as artérias e dificulta a entrada do LDL”.

Apesar do desempenho das oleaginosas na regulação do colesterol humano ser motivo suficiente para já as incluir na lista de alimentos indispensáveis, os benefícios delas para o corpo não param por aí, reforça a nutricionista da Palato Especiarias, Amanda Carolina. “O alto teor de gordura boa, em quantidade adequada, também confere energia e saciedade. Além disso, as sementes oleaginosas são ótimas fontes de vitaminas e minerais, o que colabora para o bom funcionamento do organismo. De fato, são inúmeros benefícios para a nossa vida”, explica Amanda.

Confira abaixo os benefícios de cada uma delas: 

Nozes

No caso das nozes, um dos seus maiores benefícios é a propriedade de evitar que radicais livres ataquem os neurônios. Isso previne o envelhecimento cerebral, o que contribui com a redução do risco de doenças como Parkinson e Alzheimer, além de melhorar a memória. Fora isso, segundo Pedro, “é a oleaginosa que possui maior teor de vitaminas, o que ajuda a controlar a pressão arterial e também a proteger os vasos sanguíneos”.

Amêndoas

As amêndoas são boas fontes de proteína e possuem alta concentração de fibras, vitamina E, cálcio, potássio e gordura monoinsaturada. Por isso, de acordo com Amanda, “é um alimento que protege o coração de doenças cardiovasculares. Tanto ela quanto as outras oleaginosas, desempenham um papel na redução de risco de doenças cardíacas, uma vez que reduzem o colesterol e incorporam doses de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são saudáveis para o coração”.

Macadâmia

Para quem está fazendo uma dieta com baixo consumo de proteínas e carboidratos, a macadâmia é o alimento certo. “A macadâmia contém ômega 7, o que ajuda a controlar a queima de gordura e a reduzir o apetite. Ou seja, é um aliado para a manutenção do peso. Além disso,  minerais e vitaminas dessa semente colaboram para reduzir o risco de doenças como  hipertensão e diabetes”,  afirma a nutricionista.

Castanha do Pará

A castanha do Pará, por sua vez, é um importante mineral que atua na desativação de radicais livres e na ativação dos hormônios da tireoide. Esse alimento contribui também para fortalecer o sistema imunológico e desintoxicar o organismo.

Avelã

Além de entregar muito sabor, a avelã é rica em fibras, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B. O resultado dessa composição contribui diretamente na saúde cardiovascular e no controle do açúcar no sangue. “Os lipídios monoinsaturados da avelã ajudam tanto na prevenção de doenças cardiovasculares quanto de acidente vascular cerebral e arteriosclerose”, destaca o sócio proprietário da Palato Especiarias.

Castanha de Caju

Rica em zinco, a castanha de caju é fundamental para prevenir casos de anemias.  Isso porque suas gorduras poli-insaturadas fazem a redução do LDL ao passo que aumentam o HDL. Fora isso, esse alimento melhora o desempenho durante a prática de atividades físicas e a recuperação no pós-treino.

Como consumir as oleaginosas?

Conforme explica Mariana, a melhor forma de inserir essas sementes é in natura, sem aquecer. Quando são aquecidas, elas podem oxidar e ficar rançosas. “Como nada em excesso é bom, é muito importante prestar atenção na quantidade diária que vai consumir e buscar nutricionista para montar a dieta”, orienta Amanda.

Suplemento com gordura boa: Ômega 3

Assim como as oleaginosas, o ômega 3 também é uma gordura boa que deve entrar no radar de quem quer reduzir o colesterol. “Ele também ajuda a prevenir doenças crônicas, contribui para o bom funcionamento cerebral, melhorando a memória e a disposição. É um ótimo suplemento para o nosso corpo. Por isso, assim como as oleaginosas, é bom mantê-lo no radar”, afirma Lisboa.

A Palato Especiarias é referência em produtos naturais e essências na Bahia. Com lojas no bairro de Itapuã (Av. Dorival Caymmi, 786), na Ferreira Costa (Av. Paralela) e em Simões Filho, a marca oferece mais de 100 opções em óleos essenciais, especiarias, oleaginosas, suplementos alimentares, temperos, perfumaria nacional e importada, aromatizadores e difusores, além de itens sem glúten e sem lactose. Mais informações: @palatoespeciarias.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password