Manoel Carlos negocia estrelar série da Globo com tributo a artistas veteranos.
Há quase 10 anos sem assinar nenhum trabalho, o autor Manoel Carlos negocia com a Globo para estrelar uma série que homenageará artistas com mais de 90 anos. Provisoriamente batizado de Tributo, o projeto contará com a participação de veteranos que fizeram história na TV. Maneco, como é carinhosamente chamado, não trabalha desde o fim de sua última novela, Em Família (2014), que foi duramente criticada.
A informação foi antecipada pelo TV História e confirmada pelo Notícias da TV. O projeto ainda é bastante embrionário, mas já ganhou os executivos da alta cúpula da Globo por se tratar de uma forma de homenagear figuras importantes da televisão ainda em vida.
A emissora entendeu que é preciso valorizar os talentos que passaram pela casa antes que eles morram, já que é de praxe as muitas homenagens póstumas.
Além de Maneco, que fará 90 anos na próxima terça-feira (14), Laura Cardoso, de 95, Fernanda Montenegro, de 93, Lima Duarte, de 92, e Léa Garcia, que completa 90 neste domingo (11), são algumas das personalidades para estrelarem os outros episódios.
A princípio, Tributo terá oito capítulos e cada artista será protagonista de um. O programa terá entrevistas, imagens de arquivo e encontros com figuras importantes na trajetória. Nos bastidores da Globo, fala-se em um “grande Arquivo Confidencial” como referência –mas sem pegar o homenageado de surpresa, é claro.
A ideia agradou tanto que já se fala em uma segunda temporada para atores com mais de 80 anos, mesmo sem o projeto ter ido ao ar. O sucesso de programas deste tipo no Canal Viva –como o Vilã que Amamos, Grandes Atores e Casais que Amamos, por exemplo– encorajaram a criação de uma série como Tributo. Em um primeiro momento, o projeto vai ao ar no Globoplay para depois estrear na TV aberta.