Alerta retirada das máscaras: Dentistas dão dicas para cuidar da saúde bucal

No Dia Mundial da Saúde, dentistas Dylton Neto, José Medeiros Filho e Julia Torres alertam sobre a expectativa de retirada das máscaras em abril

Você é do tipo que só usa fio dental alguns dias antes de ir ao dentista ou faz da limpeza bucal um ritual diário de autocuidado e bem-estar? Com a previsão do governador do estado em acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos a partir de abril, o cuidado com a aparência e a saúde dos dentes ganhou uma atenção maior. A higiene dentária é fundamental, não apenas para exibir um sorriso branco e saudável, mas também para prevenir doenças bucais que refletem em todo o organismo. Para reforçar o Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, e a importância dos cuidados dentários, os dentistas da Spazio Concept Dylton Neto, José Medeiros Filho e Júlia Torres reuniram algumas dicas essenciais pra cuidar da saúde da boca e mostrar o melhor sorriso ao retirar a máscara.

Limpeza regular com o dentista: Problemas bucais afetam a qualidade de vida, prejudicam a saúde e influenciam diretamente na autoestima. “Fundamental para a manutenção dos dentes, a profilaxia regular com o dentista é necessária para fazer aquela limpeza mais profunda com aplicação de flúor, alcançando locais que a escovação diária não atinge, mas, principalmente, para agir de forma preventiva, pois é na limpeza que o dentista busca alterações bucais e evita a evolução de doenças como cárie, doença periodontal, dor orofacial e até mesmo perda dental”, conta Júlia Torres.

Escovação frequente dos dentes: Mas não é só no dentista que a limpeza deve ser completa. A escovação diária adequada é o passo mais importante para manter a saúde bucal e prevenir problemas na boca e nos dentes, destaca Dylton Neto. “O fio dental é um item essencial para controlar a formação de placa bacteriana e deve ser utilizado antes da escovação. Já os enxaguatórios bucais ajudam a manter a saúde bucal, mas não resolvem infecções nem substituem a escova ou o fio dental”. Para evitar sensibilidade nos dentes, a dica do dentista é esperar meia hora após a refeição para escová-los.

Clareamento com segurança: O clareamento dental é capaz de restaurar o branco original dos dentes, melhorando a autoestima e incentivando o cuidado adequado. Apenas o dentista pode realizar o procedimento com segurança, por meio de agentes clareadores e técnicas adaptadas para as necessidades de cada paciente. A escolha por clareamentos dentais caseiros e receitas mirabolantes compartilhadas nas redes sociais apresenta um grande risco para a saúde, alerta José Medeiros Filho. “O uso dessas substâncias sem orientação profissional prejudica a saúde, a estética e a funcionalidade dos dentes, ocasionando em manchas nos dentes, sangramentos gengivais, aumento da sensibilidade, queimaduras e inflamação na polpa do dente (pulpite), entre outros problemas”.

Reduzir a frequência no consumo de açúcar: Doença que mais acomete a população mundial, a cárie se forma a partir da exposição frequente ao açúcar. Dentro da boca, as bactérias da placa bacteriana fermentam o açúcar dos alimentos, resultando na produção de substâncias ácidas que, por sua vez, dissolvem o esmalte que protege os dentes. Esse desgaste, quando constante, possibilita a formação da cárie, que se inicia nas camadas mais externas do dente e, em casos extremos, compromete toda a coroa dentária.

Uso das tecnologias: Com a ajuda de algumas tecnologias, a maioria dos tratamentos odontológicos são realizados com agilidade e conforto e a ida ao dentista já não é mais a mesma. Entre as inovações que melhoram a performance e a qualidade do atendimento, estão o injetor de anestesia computadorizada, que representa o fim da dor com uma dose altamente precisa para o paciente; a anestesia sem agulha, que promove uma injeção suave através de micro orifício; a sedação consciente, que diminui o desconforto, o medo e a ansiedade do paciente durante tratamentos odontológicos; o escaneamento digital, que reproduz precisamente os detalhes da boca do paciente com imagens em 3D, facilitando o planejamento de cirurgias por software; a microscopia digital e o laser Litetouch, tecnologia de alta performance para dessensibilização dos dentes e realização de procedimentos de forma minimamente invasiva, sem necessidade de anestesia.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password