O que os profissionais de Tecnologia buscam no mercado de trabalho

Sabemos que a pandemia afetou o mundo corporativo de várias formas, mas a área de Tecnologia permanece intacta por mais um ano.

Mas o que realmente procuram os profissionais de Tecnologia? Conforme a demanda por profissionais qualificados aumenta, cresce também a exigência desses profissionais. Tatiana Chebat, consultora sênior de recrutamento para Tecnologia da Robert Walters Brasil realizou uma pesquisa com desenvolvedores e profissionais da área sobre o que eles procuram no mercado de trabalho e qual a melhor forma de atraí-los.

O que mais chama a atenção desses profissionais?

  1. Horário flexível – Poder montar seu próprio horário de trabalho sem uma micro gestão.
  2. Trabalho remoto full time – Em conjunto com o horário flexível, o trabalho remoto permite uma certa flexibilidade que não pode ser oferecida no escritório.
  3. Uso de Tecnologias e ferramentas de última geração – Quanto maior o acesso à tecnologia, maior a chance desses profissionais aprenderem e desenvolverem suas habilidades.

O que torna uma oportunidade mais interessante?

41% dos profissionais entrevistados afirmam que a possibilidade de crescimento profissional  e construção de carreira é primordial. 36% se preocupam mais com a remuneração e pacote de benefícios e apenas 23% consideram a relevância do projeto em si.

De que forma os processos seletivos poderiam ser melhorados?

37% afirmam que gostariam que a remuneração fosse inclusa na descrição da vaga, para assim conseguir filtrar se a posição faz sentido financeiramente logo antes de iniciar a aplicação. 35% consideram os processo seletivos muitos longos e gostariam que tivessem menos etapas. 28% gostariam de testes técnicos mais objetivos.

Principais fatores que esses profissionais não gostam nos processos

O ponto negativo mais mencionado foi a falta de feed-back. Muitas empresas não se preocupam em dar um retorno ao candidato caso seja um resultado negativo. O feed-back é um fator de extrema importância que demonstra respeito ao tempo do candidato e além de mostrar profissionalismo do recrutador, também dá ao candidato a oportunidade de entender o que ele pode melhorar ou mudar.

O que é necessário para reter estes profissionais?

Por ser um setor com uma demanda muito alta por profissionais qualificados, a chance desses profissionais mudarem de empresa são consideravelmente grandes – A média de tempo em que ficam na mesma empresa é de 1.7 anos – Por esse motivo, listamos as melhores formas para reter os melhores talentos:

  1. Pacote de remuneração condizente ao mercado
  2. Ter um plano de carreira sólido com possibilidade de crescimento contínuo
  3. Projetos interessantes que realmente tragam uma evolução profissional

“Atualmente os profissionais de Tecnologia valorizam muito o propósito da empresa, a possibilidade de crescimento acelerado e a flexibilidade no ambiente de trabalho. Além disso, buscam sempre empresas que estão constantemente se atualizando em relação a novas tecnologias, para que possam se desenvolver cada vez mais.” Finaliza Tatiana.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password