Entenda como o preço dos seus produtos pode impactar nas vendas
* Por Alessandro Silveira
Precificar o seu produto é um desafio muito grande. Afinal, de todas as fases da jornada da venda, definir qual deve ser o preço do seu produto, é a que impacta diretamente no seu lucro, definindo se você vai ter sucesso ou não. Existe muito a se considerar nesse momento, primeiramente você precisa ter alguma porcentagem de lucro em cima do que você vende.
Para isso o primeiro passo então é contabilizar todos os seus gastos. Incluindo o gasto total com funcionários, localização, estoque, etc. Uma vez com esses gastos em mente, você pode projetar o lucro mínimo para que sua operação seja sustentável, e você pode começar a planejar a precificação do seu produto.
A grande questão é justamente que não existe uma forma correta de fazer isso, você pode ter diversas opções e grande parte delas pode estar correta. É possível, por exemplo, oferecer frete grátis para alguma região específica e incorporar os custos da entrega no produto, também é possível optar por ter preços mais competitivos em marketplaces que possuem buy box, e compensar esses gastos aumentando os seus preços em outros marketplaces. Outra opção seria acompanhar a precificação dos seus concorrentes para oferecer preços sempre mais baixos, para conseguir um posicionamento competitivo.
Todas essas opções podem fazer sentido para você, mas é necessário analisar caso a caso. O segredo para conquistar o preço correto de um produto é saber dosar dois aspectos: a porcentagem do seu lucro e a precificação dele. Contanto que isso seja bem balanceado, você chega mais perto de alcançar o tão sonhado sucesso com as vendas online.
As consequências de não saber dosar cada um desses fatores porém, pode ser extremamente prejudicial. É comum que na busca por ter uma maior competitividade e ter uma falsa sensação de sucesso, muitas lojas online acabam entrando em falência, simplesmente devido a uma conta que não fecha no final.
Para manter o seu negócio estável, o controle financeiro deve ser o primeiro e principal pilar da sua operação. Com um bom acompanhamento desses fatores, a sua loja online tem tudo para vender cada vez mais.
Sobre Alessandro Silveira – é formado em Administração e Comércio Exterior pela FESP. É sócio fundador do Ideris. Possui especialização em Administração pela New School University em Nova York. Passou mais de 20 anos no campo de logística internacional trabalhando em diversos projetos e setores por todo o mundo. Trabalhou na MAERSK como Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios. Na CNH, divisão agrícola da Fiat Chrysler, ocupou o cargo de gerente de Inbound. Morou 10 anos em Nova York, onde criou uma empresa de importação e distribuição de componentes para indústria moveleira. Também foi responsável pelo transporte de carga para ajuda humanitária para o WFP (World Food Programme) da ONU.
Sobre o ideris – O Ideris é uma plataforma de integração multicanal focada em oferecer soluções inovadoras para quem vende em marketplaces. Lançado em setembro de 2017, rapidamente assumiu lugar de destaque e hoje é reconhecido como um dos melhores integradores do Brasil. Com forte DNA de e-commerce, a empresa é focada em entender seus clientes e antecipar tendências. Para saber mais, acesse- https://www.ideris.com.br/