Channel360°, um novo jornalismo digital de TI
A multiplataforma que chegou para mudar a forma como a tecnologia é apresentada ao mercado brasileiro
Em fevereiro de 2018 um grupo de investimento aterrissa em São Paulo com o desafio de criar uma multiplataforma de conteúdo de TI, a Channel360°. A empreitada, primeira do grupo no mercado editorial latino, começou com a busca por uma empresa já estabelecida que oferecesse consultoria para o lançamento da startup.
Em maio, o grupo assinou com a agência de conteúdo Bottini Comunicação e, juntos, iniciaram o projeto: desde a decisão da plataforma, formatos das seções até a Channel360° entrar no ar como um portal multimídia – ainda em fase piloto – em outubro do mesmo ano com recursos em cumprimento à lei de acessibilidade brasileira. Hoje todos os textos da plataforma estão disponíveis em áudio.
“Foi um imenso desafio, mas com a expertise de TI do grupo de investimento aliado à bagagem do time da Bottini Comunicação, responsável pela curadoria de conteúdo do portal, em janeiro deste ano entramos no ar oficialmente”, explica a Publisher da Channel360°, Cris Bottini.
A nova plataforma de conteúdo de TI traz para o mercado brasileiro uma inovadora proposta de cobertura, tendo como principal premissa a união de vários recursos digitais ao unir texto (narrados automaticamente para leitores com baixa visão), vídeos (legendados para acessibilidade de surdos e visibilidade em smartphones) e áudio de uma forma não tradicional, como a que tem sido adotada pelos concorrentes.
“Nosso conteúdo em vídeo tem uma edição e apresentação dinâmicas, saindo da mesmice atual. Em nossa homepage disponibilizamos áudio artigos e podcast, que são dois recursos esquecidos pelos portais de TI atualmente no país e são uma forma muito ágil e moderna de comunicação, especialmente com nosso público alvo, executivos C-Level de companhias de TI e canais de venda habituados com soluções e tecnologia de ponta”, destaca Flávia D’Angelo, Editora Executiva da Channel360°.
O grande propósito da Channel360°, segundo a editora, é ser um hub no ecossistema de TI, servindo de ponto de conexão entre os fornecedores, distribuidores, consultores, canais e o time de TI das empresas, forte influenciadores no processo de compra de tecnologia.
Além de unir todos os agentes da cadeia de TI, a Channel360° também tem como proposta contribuir para a formação profissional da comunidade. O objetivo é unir todas as pontas e levar conhecimento de forma dinâmica e inovadora. Para isso, tem o vídeo como um de seus principais produtos.
Com a participação dos protagonistas do mercado, o time do portal prepara matérias exclusivas, coberturas de eventos e coletivas, vídeo cases, vídeo reportagem e especiais para serem consumidos em qualquer mídia (seja smartphone, PC ou ipad), em qualquer lugar.
Com um time multidisciplinar, a Channel360° tem sua equipe interagindo entre Brasil e EUA, inclusive com uma editora internacional baseada em Nova Iorque que acompanha as novidades em tecnologia nos Estados Unidos. “Fazer parte de uma multiplataforma de conteúdo de TI que tem como proposta uma cobertura digital e holística totalmente inovadora como a Channel360° é um saboroso desafio”, afirma Perla Rossetti Gusy, Editora Internacional da Channel360°, que já realizou várias coberturas para o portal neste o início da jornada.
Hoje a Channel360° contabiliza uma audiência média de 400 acessos dia (usuários únicos) e em torno de 9 mil acessos por mês. A meta é chegar em janeiro de 2020 com 3 mil views diários e 70 mil mensais.
Conheça os destaques das seções da Channel360°:
* Channel360° TV – concentra todos os vídeos publicados na multiplataforma, com destaque na home – entrevistas nacionais e internacionais exclusivas, hangouts, webinars e cobertura de eventos de TI;
* Áudio artigo – a seção Especialistas exibe a cada semana um artigo selecionado de um executivo do mercado TI, que fica em destaque na home com o player que pode ser ouvido em smartphones ou desktops;
* Dicas – assuntos densos e complexos de fornecedores de serviços, consultorias ou produtos (hardware ou software) são apresentados em vídeo de uma forma natural, interessante e didática;
* E-Learning Center – área dedicada a ebooks, cursos, whitepapers e hot sites de empresas que querem levar conhecimento para a comunidade de TI. Nesta seção, também é possível construir fóruns e áreas com acesso por login e senha;
* Podcast – dedicado a áudios maiores como palestras, webinars e mentorias;
* Job – as empresas podem cadastrar as vagas no mercado de TI que ficam disponíveis gratuitamente para consultas, tudo em um único lugar, agilizando para empresas e profissionais o processo de recolocação;
* MktPlace – destinado à exposição de produtos e serviços, com a possibilidade de venda diretamente pela Channel360° ou redirecionado para outro local;
* Teste – seção com curadoria profissional de conteúdo para que o teste seja uma ferramenta estratégica.
Channel360°
Multiplataforma digital de conteúdo, a Channel 360° realiza uma cobertura diferenciada da comunidade de TI no Brasil de forma alinhada à velocidade dos dados e inovações da indústria. Com conteúdo qualificado, destaca notícias e reportagens sobre tudo o que acontece e permeia o ecossistema de empresas e do mercado brasileiro de tecnologia. Com o protagonismo do mobile e dos vídeos no consumo de notícias e diversos tipos de conteúdo, a Channel 360°coloca a vídeo reportagem como um de seus principais recursos editoriais e comerciais.
O objetivo é informar e gerar relevância com cobertura que contempla:
Conteúdo Qualificado – Para fomentar as discussões e a resolução dos problemas atuais do setor de canais de TI no Brasil, a multiplataforma digital Channel 360° oferece conteúdo jornalístico exclusivo, apurado diariamente com repercussão nacional e internacional (com uma editora exclusiva em Nova Iorque) em seu portal multimídia, bem como em seus canais digitais.
Curadoria de conteúdo – A fim de garantir a relevância de seu conteúdo e uma política editorial e comercial transparentes e objetivas, a Channel 360° conta com um Conselho Editorial, composto por protagonistas convidados do setor, incluindo representantes de entidades, cujo escopo é o desenvolvimento dos envolvidos no ecossistema (principalmente os profissional dos canais) de TI e a geração de novos negócios.
O mídia kit da multiplataforma de conteúdo para TI pode ser acessado e baixado no link: http://bit.ly/