Sinta-se Leve!
Confira dicas para manter a prisão de ventre sob controle.
A melhor maneira de tratar e prevenir a prisão de ventre consiste em uma combinação de dieta em vibras e atividade física adequada. Conforme o caso pode ser necessário o uso de medicação, mas esta deve ser prescrita por um médico.
DICAS ALIMENTARES:
Aumente a ingestão de fibras: Coma mais verduras, legumes e frutas, de preferência crus e com casca (cuide bem da higienizacão dos alimentos consumidos com casca). Principais fontes de FIBRAS: aveia, farinha de aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas, maça, morango, manga, laranja (comer bagaço). Também: pães integrais, cereais e grãos (arroz, milho, soja, trigo, cevada, aveia, linhaça, lentilha, grão de bico, etc), cenoura, couves, casca de maça.
Aumente a ingestão de líquidos: Passe a beber bastante líquido durante o dia, pois amolece as fezes e facilita sua eliminação. A ingestão de líquidos inclui sucos, sopas, chás e, principalmente água (2 litros por dia).
Exercite-se com regularidade: Se não puder estabelecer uma prática rotineira de exercícios, procure andar um pouco mais em casa pela manhã. Ou faça caminhadas fora de casa regularmente.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
Coma sempre: Ameixa e mamão são frutas que facilitam a expulsão das fezes. Iogurte e outros leites fermentados ajudam a manter e recuperar a flora intestinal. Carne magra, peixes, ovos, azeite de oliva e óleos vegetais (de girassol, de milho ou de sopa).
Coma com moderação: Brócolis, cebola, couve-flor, feijão, frutas em calda, geleias e outros.
Evite consumo excessivo de alimentos como: Café, chocolates, chás escuros, carne vermelha, queijos duros, açúcar, pão branco, refrigerantes, goiaba, banana. jabuticaba e caqui.
Evite frituras, evite pimenta branca, preta, verde, caiena e malagueta. Deixe o feijão de molho por pelo menos 8 horas antes de cozinhá-lo.
DICA IMPORTANTE: O uso continuado de laxantes danifica o intestino e prejudica a flora intestinal, provocando mais prisão de ventre e estabelecendo um ciclo vicioso.
Fonte: Dicas alimentares Por Dr. Robson José S. Gomes | Ginecologista|Obtetrícia|Climago, Juazeiro-Ba.
Você pode gostar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 comentários