FORD FUND INVESTE US$ 63 MILHÕES GLOBALMENTE EM AÇÕES VOLTADAS À EDUCAÇÃO E ÀS COMUNIDADES
O Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da Ford, divulgou seu relatório anual de 2017. No total, a entidade investiu cerca de US$ 63 milhões no ano passado em ações com foco na melhoria das condições de vida nas comunidades, educação e programas de direção segura ao redor do mundo. Fundado em 1949, o Ford Fund desenvolve ações sociais em 56 países. Só no Brasil, foram beneficiadas seis iniciativas, em diversas regiões do País: o Programa Ford de Educação para Jovens (BA); o Odontomóvel em Camaçari e Candeias (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE); o Programa de Mochilas Sustentáveis em Camaçari e Salvador (BA), o Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade; o Mês do Voluntariado, realizado em todas as plantas da Ford no Brasil; e o Ford College Community Challenge. Para conhecer mais detalhes, veja o relatório anual completo aqui em inglês.
“Uma marca da nossa estratégia no Ford Fund é criar programas de transformação que sejam sustentáveis e escaláveis e replicar esses modelos comprovados em todo o mundo para atender às necessidades locais ou abordar situações especiais”, afirma Jim Vella, presidente do Ford Motor Company Fund.
Programa Ford de Educação para Jovens: lançado no final de 2015, oferece apoio educacional e treinamento técnico para alunos de baixa renda de escolas públicas de Camaçari (BA). Em dois anos de existência, já capacitou para o mercado de trabalho cerca de 200 alunos do Ensino Médio da Rede Pública, com idades entre 17 e 24 anos. O Programa prevê o desenvolvimento de competências de relacionamento e de gestão, com foco principal na postura e no comportamento ético, além de qualificação profissional nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Mecânico Automotivo e Logística. Em 2018, foi iniciado também um curso piloto de Robótica para estudantes de 14 a 16 anos do Ensino Fundamental. Pautado na Metodologia LEGO, o curso tem como proposta desenvolver habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe, bem como despertar nos alunos o interesse por inovação, ciência e tecnologia, ampliando assim suas perspectivas profissionais.
Odontomóvel: em atividade desde 2011, trata-se de uma clínica odontológica móvel, gratuita e totalmente equipada. Desde o início de sua atuação nas escolas, as quatro unidades móveis já atenderam 6.869 crianças e realizaram 72.287 procedimentos, atividades educativas e levantamento epidemiológico em Camaçari (BA), Candeias (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). O foco são as crianças e adolescentes de 2 a 15 anos de escolas públicas selecionadas em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, priorizando as áreas com serviços odontológicos insuficientes.
Programa de Mochilas Sustentáveis: Todos os anos, desde 2014, a Ford distribui 10 mil mochilas sustentáveis e kits escolares para crianças de famílias de baixa renda que estudam em escolas públicas de Camaçari, em parceria com o Projeto Axé, uma importante Organização Sem Fins Lucrativos baiana. As mochilas são produzidas por mulheres de baixa renda de Camaçari e Salvador a partir de tecidos reciclados dos uniformes usados por empregados da Ford. Além da capacitação das mulheres em corte e costura, o programa prevê a realização de workshops de customização para estudantes da rede pública da região.
Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade – Lançada em junho de 2017, a iniciativa tem como propósito impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da mobilidade, um dos temas mais urgentes para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, principalmente das populações de baixa renda. O programa avaliou mais de 150 startups, oriundas de todas as regiões brasileiras, sendo 20 delas selecionadas para participar de um processo de aceleração de curto prazo, que contava com workshops dinâmicos e webinares temáticos, nos quais tiveram acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas. Desses 20 negócios, três foram selecionados para receber o capital semente de US$ 6.600,00 do Ford Fund e aprimorarem ainda mais suas soluções:
UBRA, Onboard Mobility e Garatéa.
Ford College Community Challenge (Ford C3): O programa é desenvolvido no Brasil há quatro anos como parte da parceria global da Ford com a Enactus, organização que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Com o tema “Construindo Comunidades Sustentáveis”, desafia os times Enactus do Brasil a utilizarem a ação empreendedora para encontrar formas inovadoras, criativas e únicas de solucionar uma necessidade específica e urgente em uma comunidade local, empoderando-a para se tornar um lugar mais sustentável para trabalhar e viver. O programa tem como principal objetivo o envolvimento dos alunos em papéis de liderança de projetos que proporcionarão não apenas o aprendizado técnico, mas também impacto social e ambiental.
Mês Global do Voluntariado: No Brasil, cerca de 1.600 empregados das unidades de Camaçari (BA), São Bernardo do Campo, Taubaté e Tatuí (SP), e de Horizonte (CE), onde fica a fábrica da Troller, participaram de ações durante o Mês Global do Voluntariado, promovido em setembro passado. Entre as principais atividades, está o trabalho realizado na Instituição Vivo Feliz (ACCI), dedicada ao combate ao câncer infantil, localizada em Simões Filho (BA). No local, foram feitas reformas na recepção, brinquedoteca, despensa e no parquinho, além de revisão das instalações elétricas e pintura de ambientes. Também foram promovidas ações de saúde bucal com os dentistas do Odontomóvel e, em São Bernardo do Campo (SP), os colaboradores da Ford atuaram na ACER Brasil (Associação de Apoio à Criança em Risco), de Diadema (SP). Voluntários de Tatuí, Taubaté e Horizonte também se mobilizaram para ajudar crianças e idosos.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs e veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 202.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.
Você pode gostar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 comentários