Finna ensina a deixar ainda mais nutritiva sua receita predileta de bolo

Frutas, vegetais e sementes têm o poder de deixar o tradicional bolo muito

mais rico e saboroso

Cozinhar em casa é uma excelente oportunidade para melhorar a qualidade da alimentação. Afinal é possível controlar a quantidade de açúcar, sal e gorduras. Esta ideia foi sugerida pela última edição do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), publicado pelo Ministério da Saúde. O bolo é um bom exemplo de preparação tradicional e caseira que pode ser muito nutritiva e fazer parte do café da manhã ou lanches intermediários, como explica Aretha Magalhães, nutricionista de Equilibrium, consultoria de nutrição da Finna.

A farinha de trigo, presente em preparações como bolo, é um alimento rico em carboidratos, nutriente que fornece energia para o organismo. Por lei, todas as farinhas de trigo comercializadas no Brasil são enriquecidas com ferro e ácido fólico, dois nutrientes importantes na prevenção de anemias e má formação do bebê no período de gestação. E mais: o guia alimentar considera a farinha de trigo é um alimento minimamente processado, já não recebe nenhum aditivo durante a produção. Alimentos dessa categoria devem compor a maior parte da alimentação.

Além de farinha de trigo como base, o bolo pode receber outros ingredientes como abóbora, cenoura, milho, laranja, coco, maçã e banana, que ajudam a aumentar valor nutritivo. “Incluir frutas e vegetais no bolo agregam as vitaminas, minerais e fibras presentes naturalmente nesses alimentos. Castanhas, sementes e frutas secas também complementam a carga nutritiva e deixam a receita muito mais gostosa”, ressalta Aretha.

Confira as dicas de ingredientes para deixar seu bolo muito mais nutritivo. Veja também como fazer um delicioso bolo de abóbora. A massa da receita fica mais consistente e macia com a Farinha de Trigo Finna, que é enriquecida com vitaminas A, B1, B2, PP e B6 e com o mineral Zinco, nutrientes que colaboram para o bom funcionamento do organismo.

– Vegetais e frutas: ricos em vitaminas e minerais também fornecem fibras, importantes para regular o funcionamento do intestino, além de dar a sensação de saciedade;

– Castanha-do-Pará, castanha-de-caju e nozes: são fontes de gorduras boas, vitamina E e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

– Frutas secas (uva passa, ameixa seca, damasco): ajudam a adoçar o bolo de forma natural e são fontes de fibras.

– Sementes de linhaça ou chia: fornecem fibras (importantes na regulação do trânsito intestinal e redução de colesterol) e ômega-3 (gordura essencial para o bom funcionamento do corpo, protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce).

– Cacau: é uma excelente alternativa para substituir o achocolatado. A receita fica mais nutritiva porque o cacau não leva açúcar e é rico em um antioxidante conhecido como flavonoide, que auxilia na prevenção de doenças do coração.

Como fazer Bolo de Abóbora com Calda de Brigadeiro

Ingredientes

3 xícaras de abóbora picada

4 ovos

1 xícara de óleo

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de Farinha de Trigo Finna com fermento

Como fazer:                

Passo 1 – Preaqueça o forno a 180°C. Depois unte uma assadeira retangular ou redonda com margarina e polvilhe-a com farinha. Descasque a abóbora e corte-as em pedaços pequenos.

Passo 2 – No liquidificador, junte o óleo, os ovos, o açúcar e os pedaços abóbora. Bata até obter um creme liso. Em uma tigela grande, coloque o creme de abóbora batido. Com uma colher, adicione a farinha de trigo aos poucos. Misture bem.

Passo 3 – Na fôrma untada, despeje a massa e leve ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que esteja assado. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e cubra com a calda quente.

Dica de especialista: Essa calda quente de brigadeiro é coisa Finna e combina com muitos outros tipos de bolo. Olhe só!

Ingredientes

1 lata de leite condensado

200g de margarina Puro Sabor

5 colheres de achocolatado ou cacau em pó

Modo de preparo:

– Em uma panela, coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo, misturando sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Coloque em cima do bolo ainda quente.

Sobre a Finna

Líder de mercado no segmento de farinhas no Nordeste, de acordo com a NIELSEN (agosto/setembro), a marca Finna pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o slogan “Finna e você”, a marca produz e comercializa farinhas com e sem fermento, e mistura para bolo tradicional nos sabores chocolate, milho cremoso, laranja, baunilha e brownie. Além da mistura tradicional, Finna lançou em 2014 a linha Mr. Cake, mistura para bolo 100% pronta que basta adicionar somente água ou leite, bater e levar ao forno. Todas as linhas possuem adição de vitaminas e minerais.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password