Endeavor lança campanha contra excesso de burocracia enfrentado pelos empreendedores no Brasil

Ação criada pela Tech and Soul usa bom-humor, roda de samba e churrasco para convidar sociedade a pedir pela simplificação dos processos de abertura, regularização e fechamento de empresas 

Enquanto países vizinhos como México conseguem abrir uma empresa (com todas as licenças, alvarás e registros necessários) em menos de 10 dias, no Brasil o mesmo não acontece. Aqui, os empresários precisam esperar, na média das principais cidades, 62 dias para operar legalmente – são 20 dias em Cuiabá, melhor cidade nesse quesito, mas o tempo pode chegar a 163 dias úteis em municípios como Porto Alegre.

A lentidão na abertura da empresa é só a porta de entrada de todas as amarras nas quais o empreendedor irá esbarrar. Com o objetivo de colocar esse excesso de burocracia do ambiente de negócios na pauta do poder público, a Endeavor, organização global de fomento ao empreendedorismo, acaba de lançar a campanha “Burocracia Para Tudo”, que irá mobilizar a sociedade e pedir pela simplificação dos processos de abertura, regularização e fechamento de empresas.

Para pressionar os gestores públicos, o site do movimento (www.burocraciaparatudo.com.br) contextualiza o problema e traz uma petição online. Em um clique, o usuário enviará uma mensagem para 650 tomadores de decisão: todos os governadores, os prefeitos de todas as capitais, todos os deputados federais e senadores, Ministro da Fazenda, Ministro da Industria, Comércio Exterior e Serviços, e o Presidente da República.

“Chegou a hora de nos posicionarmos contra essa cultura de criar dificuldade para vender facilidade, que infelizmente acontece no Brasil. 2018 será um ano de eleição e diminuir a burocracia que o empreendedor enfrenta no dia a dia precisa virar prioridade política. Para isso acontecer precisamos do apoio da população brasileira”, explica Marcela Zonis, diretora de Relações Institucionais da Endeavor.

O movimento entendeu que precisava encontrar uma forma divertida para que os brasileiros compreendessem o real impacto da ineficiência da burocracia. Para isso, a agência de publicidade Tech and Soul criou dois filmes que mostram situações bem comuns nos momentos de diversão da população, em que sempre aparece alguém para criar excesso de burocracias que engessem situações simples. Um dos comerciais mostra uma rodinha de samba animada, até que alguém aparece para atrapalhar. O outro retrata um churrasco entre amigos, que são incomodados por um burocrata.

“É um problema muito sério, mas que decidimos relatar de forma bem-humorada. A grande mensagem é que as pessoas estão complicando coisas onde não precisa. O tempo gasto para se resolver coisas simples, tão simples quanto marcar um churrasco com os amigos, inviabiliza muitos sonhos e é uma das razões para o crescimento parco de nossa economia”, avalia Flávio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.

Os filmes serão  veiculadas por empresas parceiras da Endeavor no movimento, como TV Globo, Band e Globosat. Além dos dois filmes, o movimento será divulgado pelo site www.burocraciaparatudo.com.br, também criado pela agência, onde as pessoas podem se cadastrar para aderir ao movimento de pressão popular. Haverá ainda peças em redes sociais, para atrair a atenção das pessoas. A expectativa é que a mensagem espalhada pela mídia televisiva, internet e redes sociais impacte o máximo possível de pessoas e traga milhares delas para o movimento, ajudando na conscientização da sociedade e, especialmente, do poder público.

Ficha Técnica:

Agência: Tech & Soul
Cliente: Endeavor Brasil
Título: Roda de Samba e Churrasco
Diretor de Criação: Flavio Waiteman
Diretor de Arte: Renan Bulgari
Redator: Daniel Magri

Atendimento: Claudio Kalim, Fernando Amino, Leda Cichello
Produção Executiva: Rogerio Gonçalves

Aprovação do Cliente: Gabriela Fernandes, Marcelo Baird, Marcela Zonis

Produtora de Vídeo: La Casa de La Madre

Direção: Jorge Brivilati
Produtores: Márcio Trevizani

Produtora de som: Tentáculo Audio
Locuções: Thiago Brancalliao

Atendimento: Fabi Apocalypse

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password