Câncer que mais mata é tema de diversas campanhas no mês. Você sabe qual é?

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres não só no Brasil, como no mundo também, perdendo apenas para o de pele não melanoma. Para se ter uma ideia, ele responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, de acordo com dados do INCA.

Outubro é marcado por ser o mês voltado para a atenção e luta contra este tipo de doença. Desde 1990, nos EUA, o movimento “Outubro Rosa” serve para estimular a participação da população a se informar sobre o câncer. A data serve para compartilhar conhecimento e promover a conscientização sobre a importância de detectar a doença de forma precoce.

Como a informação é uma grande arma nesta luta, reunimos aqui algumas das campanhas que rolaram este ano sobre o tema. Elas informam, trazem clareza, propõe o debate e assim levam a sociedade a evoluir na discussão sobre este tipo de câncer de forma coletiva. A vitória assim é de todos.

No começo do mês, o Corinthians marcou sua terceira participação no “Corinthians é Preto e Branco e o Outubro é Rosa”. No dia 2, o time preparou uma visita monitorada, para mulheres que já haviam participado da campanha 2015/2016. Além disso, as participantes das ações passadas também entraram com os jogadores na partida entre o time e Coritiba.

O conjunto de ações disponibilizava exames gratuitos, kits com produtos, bate-papos com especialistas, maquiagem feita por profissionais, caminhada de conscientização e até um grupo de pacientes e voluntárias que foram assistir ao aquecimento do time. A iniciativa aconteceu com apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, GE Healthcare, Hospital Santa Marcelina, Lavoisier, Mercadão Atacadista, Dailus Color e Smart Fit.

O Metrô do Distrito Federal também aderiu à causa. Como parte da edição especial do projeto “Saúde nos Trilhos”, parte da ação disponibilizava, na estação Central, cabelereiros para cortar mechas que serão destinadas a pacientes em tratamento deste tipo de câncer. Além disso foram montados guichês onde eram feitas demonstrações de autoexame das mamas.

A Havas de Chicago foi literal e colocou um ringue em seu escritório, como parte da campanha “Breast Cancer Fight Club”, “Clube da Luta Contra o Câncer de Mama” em tradução literal. O convite era simples: dar socos em um saco de boxe. Os murros foram traqueados digitalmente e mostrados em um telão que doava 25 centavos de dólar por cada golpe. O dinheiro foi doado para a “The Pink Agenda”, um grupo sem fins lucrativos que apoia a causa.

O Instituto Avon produziu uma webserie com intuito de levar o assunto para além deste mês. O trabalho rendeu sete episódios que saíram de 23 entrevistas como parte de sua ação “Um Giro Pela Vida”, apresentado por Sabrina Parlatore diretamente do parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Cada capítulo aborda de forma suave e verdadeira alguma situação comum às mulheres que já se encontraram vivendo uma batalha contra o câncer: o medo, a família, acesso ao tratamento, autoestima, surpresa e perspectivas para o futuro. Os episódios estão disponíveis aqui.

Saindo um pouco dos grandes centros, a agência Fun de São José do Rio Preto também deu sua contribuição para a causa. Através de um filme tocante, a empresa transmite a importância de se focar na cura da doença, na esperança e na sua descoberta precoce. Uma artista plástica foi convidada a criar uma manequim sem um dos seios, que foi colocada em um shopping da cidade. A “Manequim sem seio” aparecia junto com uma breve descrição e exposição do assunto, confira.

Por último, o laboratório Alta Excelência Diagnóstica criou a campanha Histórias na pele – Retratos de Coragem, que divulgou durante todo o mês episódios com relatos de mulheres que venceram o câncer de mama, suas histórias e sentimentos transformados em arte pela artista e referência global em body painting, Emma Cammack.

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