A relação entre #publi, a queda de interação vinda da tag e o caso Bruna Marquezine

As relações entre marcas e influenciadores devem estar claras para o público, mas isso nem sempre acontece. A atriz Bruna Marquezine foi notificada pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por não deixar explícito ao público imagens, que na verdade, pelo entendimento do órgão, eram anúncios publicitários. É a segunda notificação por irregularidade direcionada à atriz.

A primeira aconteceu no carnaval de 2015, quando Marquezine publicou uma foto segurando um copo de cerveja – as normas éticas para publicidade definem que propagandas com bebida alcoólica devem ser feitas com pessoas maiores ou que aparentam ter mais de 25 anos – a atriz tem 22. Na ocasião, ela teve que apagar o registro.

Desta vez, o ocorrido é relativo a dois posts em que a atriz aparece divulgando produtos, mas não deixa claro que as postagens são anúncios publicitários. Agora, bastou adicionar a hashtag #publi.

Sobre a divulgação de posts publicitários, Luis Otávio Cambraia, sócio da Airstrip Group, em palestra no Youpixcon abordou a questão. De acordo com estudo da Airstrip: “Há uma alta relação de queda das interações em publicações que enfatizam que são de uma relação comercial e não pessoal por meio de hashtags como #ad, #publi, #publipost, #sponsored e #advertising. Essa queda é ainda mais acentuada em perfis de Instagram e Facebook com mais de 100 mil seguidores”.

Não nos cabe dizer se foi um engano, ou se a hashtag não foi colocada para evitar essa diminuição apontada pelo estudo. Assim, restam duas perguntinhas básicas sobre os desafios dos novos formatos de relação entre marcas e influenciadores: Como trabalhar com essa tags então, quando o correto é deixar claro ao público o propósito do post? O problema está na hashtag ou no contexto? Quem tiver as respostas… Avise.

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