Automação de marketing não faz milagre sem uma estratégia
Nos últimos dois anos, temos visto uma série de empresas brasileiras que investiram ou, pelo menos, esperam investir em um software de marketing digital, ou de automação de marketing, mesmo que não contem com uma equipe de marketing ou mesmo com uma agência para fazer a gestão dessa ferramenta.
No calor do momento, e diante de uma abordagem extremamente agressiva de vendas, gestores e empreendedores investem acreditando que essas ferramentas vão impulsionar o crescimento do negócio como em um passe de mágica. De acordo com as propagandas dessas ferramentas, além de suas características “revolucionárias”, sua interface é extremamente simples. Ou seja, não é difícil tirar o máximo proveito do software para ampliar seus resultados de negócio.
Porém, depois de alguns meses de implementação, as empresas ficam confusas sobre por que investiram e não estão vendo o retorno. Será que essas soluções são capazes de cumprir as promessas que fazem sobre “gerar crescimento para o negócio” ou “melhorar seus resultados em 1000%”?
A resposta é “não”. Sozinho, nenhum software de inbound marketing ou marketing digital pode gerar leads e melhorar seus resultados de negócio. Isso só pode ser feito com uma boa estratégia de produção de conteúdo massiva com foco nas personas do negócio.
Se seu objetivo é gerar melhores resultados, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é mais importante do que decidir se vai implementar Hubspot, Marketo ou RD Station. A verdade é que, soluções de marketing digital não geram resultados, mas uma boa estratégia de marketing, sim.
Comprometa-se com o conteúdo da sua empresa
Pergunte a qualquer profissional ou agência de marketing se os softwares de marketing digital podem fazer a diferença para o seu negócio, e a resposta provavelmente será a mesma: nenhuma dessas ferramentas funciona sem uma boa estratégia e sem produção.
Portanto, não adianta contratar soluções desse tipo e acreditar que seus resultados vão melhorar magicamente. Se você não contar com uma produção massiva de conteúdo, seu investimento terá sido em vão. Você só vai ver o valor do software quando comprometer-se a empregar uma estratégia efetiva de produção de conteúdo, com a equipe certa, e com um planejamento assertivo para impactar as personas do seu negócio.
Não importa se a empresa fornecedora do software disponibiliza um time de consultores para você tirar o máximo de proveito da ferramenta. Enquanto você não produzir conteúdo, nada do que eles digam vai fazer a solução agregar valor algum ao seu negócio.
E não importa o que o vendedor te disse, o ROI não aparece em três meses
Nenhuma solução de marketing digital, nem mesmo junto de uma boa estratégia, gera retorno em três meses. Resultados sólidos de uma estratégia de marketing de conteúdo demoram para aparecer, sobretudo se a sua empresa nunca fez um trabalho específico, e nem sabe qual é a melhor estratégia de abordagem do cliente.
Qualidade de conteúdo e técnica devem andar sempre juntas, especialmente no B2B. De nada adianta contratar uma solução de inbound marketing, se seu conteúdo é raso, se você não centraliza as atividades de marketing – uma equipe faz o conteúdo, outra faz as mídias sociais e outra estrutura links, por exemplo – ou se seu site ainda nem é adaptado ao mobile.
Não são os softwares de marketing digital que vão resolver seu problema de geração de leads. Essas ferramentas dão apenas mais agilidade e organização a uma estratégia que já funciona.
Emilia Bertolli é fundadora e CEO da Intelligenzia, agência de marketing digital com foco em B2B que presta serviços na área de comunicação e inteligência em vendas
Por Artigo de Emilia Bertolli, CEO da Intelligenzia
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