Escolas estaduais implantam competências socioemocionais no currículo
Uma Educação que promova a formação humana integral do estudante, valorizando a importância do entendimento de cada indivíduo, na busca pela melhora do ensino e aprendizagem nas relações interpessoais e diminuição dos conflitos nas escolas. É com esse objetivo que cinco escolas da rede estadual estão implantando os Núcleos de Investigações Avançadas sobre Consciência (Niac), que buscam a inclusão das Competências Socioemocionais nas disciplinas curriculares da Educação Básica.
A ação faz parte das Diretrizes Nacionais de Educação, debatidas durante da construção Base Nacional Comum Curricular. “A escola trabalha bem com as competências comunicativas e cognitivas, que é o ensinar e aprender com os conteúdos, mas a competência de entender o indivíduo como ser humano integral é o desafio”, explica a coordenadora de Desenvolvimento Curricular e Aprendizagem, da Secretaria da Educação do Estado, Anny Santos.
Segundo ainda a coordenadora, “a ideia é que o educador tenha a capacidade de trabalhar o conteúdo das disciplinas de forma a desenvolver no estudante, por exemplo, aspectos da consciência que facilitem a sua relação com o outro, evitando conflitos, como discriminações e bullying, do autoconhecimento para melhor viver em sociedade e saber construir um projeto de vida”.
Com a implantação do Niac, os educadores estão passando por uma série de atividades ao longo do ano letivo. São formações abordando temáticas relativas a área de Educação como ‘Consciência e Educação’, ‘Autoconhecimento e Relações Humana’, ‘Educação e Vida’ e ‘Desenvolvimento Integral do Educando’, entre outras. Ao todo, serão nove módulos que darão condições aos participantes de se tornarem multiplicadores, podendo atuar nas escolas. A Secretaria também fará o acompanhamento do trabalho nas unidades escolares, considerando as especificidades e necessidades de cada uma.
O Colégio Estadual Paulo Américo, no bairro do Bonfim, em Salvador, é uma das unidades piloto do projeto. O diretor Ricardo Monteiro enfatiza que para promover uma Educação mais humana, é preciso entender que o ser humano é subjetivo e é fundamental perceber as diferenças também na forma de educar. Por isso, o projeto vem promover uma necessidade da escola e esperamos que traga resultados efetivos”. Ainda participam da ação, na capital, os Colégios Estaduais Dois de Julho (Fazenda Grande do Retiro), Dona Leonor Calmon (Cajazeiras), Maria Anita (Colinas de Periperi) e Rubem Dário (San Martin).
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
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