Marcas resgatam sucessos e apostam em presentes para Páscoa 2017
A Páscoa deste ano – celebrada no dia 16 de abril -, período mais importante para a indústria de chocolates, vem com o desafio de reaquecer o setor e a economia. Segundo dados da ABICAB, Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, o Brasil é o 5º maior consumidor de chocolate do mundo, com um consumo per capita de 2,5 kg/ano. Volume que tem ainda muito potencial para crescer se comparado ao consumo de países da Europa. No ano passado, a país era o 3º maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha.
Entre os brasileiros, 63% possuem o hábito de presentear com chocolates nesta data. Os dados fazem parte de recente pesquisa do IBOPE encomendada pela ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados. Com base nesse comportamento e no momento ainda tímido da economia, as indústrias de chocolate apostam em produtos com maior custo-benefício e presentes diversos para atrair a atenção do consumidor. “Estamos esperançosos e otimistas para 2017”, afirmou Ubiracy Fonseca, presidente da ABICAB. Este ano 120 lançamentos foram anunciados no Salão de Páscoa 2017, realizado pela ABICAB com 9 empresas do setor – número menor do que no ano passado quando foram apresentados 147 lançamentos.
A Nestlé, por exemplo, foi resgatar um sucesso dos anos 80 e 90: o chocolate “Surpresa”, em uma edição especial de 150g. O ovo de chocolate ao leite vem acompanhado de um álbum e dez cards da coleção Dinossauros. Outra novidade é o ovo “KitKat Speaker”, acompanhado de um speaker bluetooth que poderá ser utilizado para ouvir músicas e atender o celular. “O consumidor já se adequou a essa nova realidade econômica do Brasil, além disso a Páscoa cai em 16 de abril, segundo trimestre, mais distante do volta às aulas, mais distante dos impostos do começo do ano e assim o consumidor vai escolher bem e melhor para quem ele vai presentear e quais marcas ele vai utilizar nesses presentes”, afirma André Laporta, gerente de marketing Nestlé.
A Cacau Show anunciou 14 lançamentos e para este ano o foco está nas sobremesas da marca que traz os ovos “Bem-casado” e “Mil folhas”, “Brigadeiro” e “Mousse de Maracujá”. Os preços das sobremesas serão o mesmo do ano passado, de acordo com Raquel Paternesi, diretora de marketing da marca. Para se aproximar do público adolescente, a Cacau Show traz opções de ovos que vêm com amplificador e fone de ouvido; para as crianças, o ovo “Chocomonstros” promete agradar com toquinhas coloridas de presente. “A gente está bastante otimista. Estamos com uma grande expectativa de crescimento de dois dígitos, 14%”, anunciou Raquel Paternesi.
Kopenhagen e Brasil Cacau, marcas do Grupo CRM, trazem 27 lançamentos juntas com o portfólio de embalagens renovado. Entre as opostas está o Ovo Disney Mickey, de chocolate ao leite, acompanhado de óculos de realidade virtual, para ser usado junto com um smartphone. O grupo também continua a parceria com Cartoon Network.
Para comunicar as novidades ao consumidor as marcas estão apostando em ações no ambiente online e nos pontos de venda. “Como a decisão de compra 85% dela é feita no varejo, o nosso foco de esforços em comunicação ele é 100% no varejo e a gente tem uma divulgação no digital que são as nossas redes sociais”, explica André Laporta, gerente de marketing Nestlé.
O volume de chocolate para a Páscoa de 2017 ainda está em produção, mas no ano passado, foram produzidas 14,3 mil toneladas de chocolate para a data, o equivalente a 58 milhões de ovos de Páscoa em todo o País.
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