Baiano está entre os finalistas do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2016
A receita de Gabriel Loureiro estava entre as mil concorrentes de todo país. A 7ª edição traz como tema o estilo Altbier, em comemoração aos 500 anos da lei da pureza Alemã – A Reinheitsgebot
O baiano Gabriel Campana Loureiro, 33 anos, natural do município de Eunápolis, sul do estado, é um dos 15 finalistas do concurso nacional Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2016, que está em sua 7ª edição. Realizada desde 2007, a competição vem consagrando novos talentos e reiterando seu posicionamento de valorizar e democratizar a cerveja especial no país. Único baiano a chegar na final, a receita de Gabriel Loureiro foi selecionada entre as mil inscrições que entraram na disputa deste ano.
Esta é a primeira vez que o analista bancário participa do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Quando questionado sobre o diferencial de sua receita, Gabriel Loureiro diz: “Acredito que seja o conjunto da obra, desde o estudo sobre o estilo, as técnicas e controles que utilizo em minha produção, até a busca por um perfil na cerveja que fosse leve e, ao mesmo tempo, com sabor marcante, sem fugir do estilo proposto”. Ainda sobre a competição, Gabriel afirma: “Acho muito importante os concursos de cervejas artesanais como um todo, pois permitem divulgar o universo cervejeiro e toda sua diversidade, além de possibilitar que os aspirantes a cervejeiros tenham uma avaliação profissional de sua criação, o que ajuda muito na hora de identificar as falhas e melhorar cada vez mais suas receitas”.
A Eisenbahn é uma marca de cerveja especial pertencente a Brasil Kirin, uma das maiores indústrias de bebidas do país. Para o Concurso de 2016, cada participante desenvolveu uma receita, respeitando as propriedades do estilo proposto para esse ano que é o Altbier. A escolha não poderia ser diferente, pois é em homenagem a celebração dos 500 anos da lei da pureza Alemã – Reinheitsgebot, que segue traz em sua fórmula original a partir de três principais ingredientes: água, malte e lúpulo. E como o próprio portfólio da Eisenbahn apresenta estilos que seguem a lei da pureza como a Pilsen, Pale Ale, Strong Golden Ale, Weizenbier, Weizenbock, Kölsch, Eisenbahn 5, Dunkel, e Oktoberfest, todos serviram como fontes de inspiração para os participantes.
Confira a lista dos 15 finalistas em ordem alfabética:
Adriano Sachweh – Santa Catarina
Alexsander Simões – Paraná
Carlos Eduardo Costa Vanini – Minas Gerais
Carlos Heinz Stahnke – Rio Grande do Sul
Carlos Henrique Pessoa de Menezes e Silva – Espírito Santo
Diego Silva dos Santos – Rio de Janeiro
Gabriel Campana Loureiro – Bahia
Lúcio Rogerio Botelho – Rio de Janeiro
Marco Antonio Valle Agostini – Pernambuco
Márcio Ribeiro Gonsalves – Minas Gerais
Marcus Vinicius Iatslv – Paraná
Rafael Dornelas Coradini – Rio Grande do Sul
Reginaldo Fernando Ravelli – São Paulo
Ricardo de Almeida Lima – Paraná
Vinicius Grigolo – Paraná
O julgamento das amostras foi realizado por um time de profissionais ligados à área como jornalistas, mestres e especialistas cervejeiros, comerciantes do segmento, entre outros que foram convidados a compor o júri. Todos os líquidos foram avaliados em degustação às cegas e nenhum juiz teve acesso às informações referentes ao autor da cerveja.
Em 2017, o concurso revelará a receita vencedora, que será produzida pela Eisenbahn como edição limitada e distribuída por todo o país trazendo grande visibilidade para seu criador.
Sobre o Concurso Mestre Cervejeiro Edição 2015
A 6ª edição do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn levou como desafio o estilo Irish Red Ale, uma cerveja Irlandesa muito apreciada em diversas partes do mundo. O carioca Leandro Ribeiro Marques conquistou o prêmio após 8 meses de concurso e enfrentando mais de mil inscritos.
“O concurso é uma iniciativa da Eisenbahn com o objetivo de estimular e trazer novidades para o mercado, abrindo portas para produtores caseiros de todo o Brasil. Esse ano o desafio foi grande. Eleger a melhor cerveja estilo Irish Red Ale feita em casa não foi uma tarefa fácil para os jurados que encontraram um alto nível dos candidatos”, afirma Alexandre Candido, gerente de marketing de cervejas especiais da Brasil Kirin.
Ao longo das competições, foram escolhidas cinco receitas autênticas elaboradas na fábrica da marca, em Blumenau, proporcionando uma oportunidade única para os cervejeiros conseguirem espaço para suas criações com uma avaliação profissional feita com os melhores do mundo no assunto.
Sobre a Brasil Kirin
A Brasil Kirin, uma empresa que produz bebidas que dão prazer e alegria, acredita que há muito mais num líquido do que apenas seu consumo. Por isso faz um convite a todos que acreditam e querem mais da vida: “Viva Sua Sede”. Com este slogan, a empresa abraça desafios, sonhos e desejos das pessoas para as suas vidas.
Para atender as diferentes sedes, a Brasil Kirin conta com um amplo portfólio de bebidas que inclui cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas das marcas como Schin, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Kirin Ichiban, Água Schin, Energético K, Viva Schin e Itubaína.
A empresa é subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, uma das maiores empresas de bebidas do mundo com mais de 46 mil funcionários, 270 empresas e presença em 15 países. No Brasil, conta com 13 fábricas em 11 estados e mais de 11 mil funcionários. A distribuição dos produtos é feita por 20 centros próprios e cerca de 200 revendas para 600 mil pontos de venda no País.
Atualmente, a Brasil Kirin está entre as Melhores Empresas para Trabalhar, segundo a revista Época / GPTW (Great Place to Work®) e também pelo ranking da Revista Você S/A, ambas em 2014, 2015 e 2016. Em sustentabilidade, foi considerada destaque em Governança Corporativa pelo Guia Exame 2014, além de estar entre as empresas mais sustentáveis do país desde 2013.
Você pode gostar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 comentários