Os encantos do chocolate amargo
Quando se trata de benefícios para a saúde, o chocolate amargo é melhor. O cacau em sua forma mais pura é amargo e é o cacau que oferece todos os grandes retornos à saúde. Então, se você quiser experimentar todos esses benefícios, você tem que experimentar o chocolate com 70% ou mais de níveis de cacau.
O que faz o chocolate amargo tão saudável?
O chocolate amargo (70% ou mais de cacau) agora está entre os “superalimentos”. Na verdade, o chocolate amargo possui alguns dos mais altos níveis de antioxidantes que qualquer outro alimento, até mesmo maior do que blueberries, cranberries e Açaí. Estes antioxidantes na forma de flavonoides realizam um importante trabalho para nossa saúde.
O chocolate amargo também contém grandes quantidades de Ferro, Magnésio, Cobre, Manganês, Potássio, Fósforo, Zinco e Selênio.
Os benefícios para a saúde do chocolate amargo são muito numerosos para se listar.
Diminui o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. O magnésio e os flavonoides encontrados no chocolate amargo melhoram o sistema cardiovascular, mantendo os vasos sanguíneos abertos e a regulação do ritmo cardíaco.
Além disso, o cacau no chocolate amargo aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Como resultado, o chocolate amargo pode diminuir seu risco de diabetes tipo 2.
Os flavonoides e o magnésio do chocolate amargo melhoram a função vascular e ajudam a baixar a pressão arterial.
O chocolate amargo também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, diminui a inflamação e fornece minerais importantes que ajudam a afastar a demência e doença de Alzheimer.
Ajuda a prevenir e parar os ataques de asma. O chocolate amargo contém três componentes naturais: cafeína, teobromina e teofilina, que trabalham em conjunto para melhorar os broncoespasmos e diminuir a broncoconstrição. Estes ingredientes também permitem que o chocolate amargo seja um supressor da tosse.
Outra surpresa, a teobromina do chocolate amargo também é conhecida por fortalecer o esmalte dos dentes e, assim, afastar as cáries. Quanto maior a porcentagem de cacau, melhor, porque o chocolate com percentuais mais baixos de cacau também têm mais açúcar, o que faz aumentar a cárie.
Se você está planejando tirar férias ao sol, você pode querer construir a resistência UV previamente com chocolate amargo. A longo prazo o consumo de chocolate amargo ajuda a proteger a pele dos raios solares, melhora o fluxo sanguíneo para a pele e ajuda na hidratação. Os flavonoides do chocolate amargo também melhoram a saúde geral da pele, reduzindo os hormônios de estresse que afetam o colágeno na pele.
O cacau tem sido muito utilizado como um afrodisíaco devido aos compostos que ele contém, que enviam uma mensagem de “sentir-se bem” para o cérebro. O chocolate amargo ajuda a desestressar, relaxar e produz níveis mais elevados de energia.
Quanto chocolate amargo devo comer?
Como acontece com muitas coisas na vida, a regra “mais é melhor” não é verdadeira com o chocolate. Não há “doses” estabelecidas para o chocolate amargo. Aprecie com moderação, talvez um quadradinho algumas vezes por semana. Recorde, quanto maior a percentagem de cacau, melhor (pelo menos 70%). Além disso, nunca substitua alimentos saudáveis (como frutas e legumes) por chocolate.
Por Drª. Maria Weber – Médica Ginecologista Obstetra Mastologista Vegana Paleo Fitoterápicos e Nutrição Funcional
Você pode gostar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 comentários