Maquete do campus de Ondina homenageia os 70 anos da UFBA

  • Maquete do campus de Ondina homenageia os 70 anos da UFBA
  • Maquete do campus de Ondina homenageia os 70 anos da UFBA
  • Maquete do campus de Ondina homenageia os 70 anos da UFBA
  • Maquete do campus de Ondina homenageia os 70 anos da UFBA

Está em fase de finalização a maquete do campus de Ondina/Federação,construída por um grupo multidisciplinar de pesquisadores e estudantes da Universidade Federal da Bahia, que será exposta pela primeira vez no Congresso da UFBA, de 14 a 17 de julho. A apresentação da maquete vai acontecer no domingo (17.07), às 8h, no Salão Nobre da Reitoria, no Canela.

A representação em miniatura do campus de Ondina/Federação, que homenageia os 70 anos da UFBA, é a primeira de três peças no âmbito do projeto “Maquete dos Campi UFBA 2016″. As outras duas reproduzem os campi do Canela e de Vitória da Conquista.

Segundo os coordenadores, o projeto “visa a promover o entendimento da espacialidade da Universidade, possibilitando a visualização, localização e compreensão da sua inserção urbana, servindo também como instrumento de referência para elaboração de seu Plano Diretor em um momento posterior”.

A maquete tem escala 1:500 (1 cm = 5 metros no real) e está sendo desenvolvida utilizando novas tecnologias, ou seja, a criação de modelos numéricos (protótipos dos itens da maquete feitos em computador) e a fabricação digital dos itens, com o uso de impressoras 3D do IhacLab-i (Espaço Aberto de Criação e Inovação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos).

A equipe responsável pela produção da maquete é formada por docentes, técnico-administrativos e estudantes estagiários de quatro unidades da UFBA: Arquitetura e Urbanismo, Belas Artes, Matemática (Departamento de Ciência da Computação) e IHAC. O grupo recebeu, na quinta-feira (28/06), a visita do reitor João Carlos Salles e do vice-reitor Paulo Miguez no ateliê montado no Centro de Design da Escola de Belas Artes.

Os coordenadores do projeto “Maquete dos Campi UFBA 2016″ são os professores Naia Alban e Érica Checcucci, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Maria Emília Regina e Tayguara Sousa, da Escola de Belas Artes, Paulo Gomes, do IHAC, e Antonio Apolinário Jr., de Ciência da Computação. Serão eles os responsáveis pela apresentação do trabalho, na Reitoria, no domingo, 17.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password