5 ferramentas que auxiliam na estratégia de SEO

Existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração na hora de produzir conteúdo na internet. Embora não existe uma receita do sucesso para gerar engajamento, alguns fatores relacionados ao posicionamento de sua marca ou veículo no online são essenciais. Um desses ingredientes que não pode ser ignorado é o SEO. Boas práticas e ferramentas que auxiliem no desenvolvimento de textos mais atraentes podem ser a chave para fazer com que o conteúdo seja encontrado por mais pessoas.

Fábio Ricotta, fundador da Agência Mestre e especialista no assunto, selecionou alguns recursos e ferramentas que considera fundamental para construir uma boa estratégia de SEO.

“A primeira estratégia de SEO é pesquisar muito bem sobre o tema, não apenas quanto ao que deve ser dito no texto, mas também baseado na palavra-chave que vai ser explorada”, declara Ricotta.

Segundo o especialista, é importante destacar quais palavras serão o foco dos textos. “Defina muito bem o que você quer na pauta, e isso precisa ser melhor do que os resultados dados pelo Google”. Imagens e URL devem ser amigáveis, ou seja, ter os nomes e títulos com as palavras que serão ranqueadas. “Também não existe quantidade ideal de palavras, pois depende muito do que está sendo produzido”, explica.

O empresário sugere 5 ferramentas que podem ser utilizadas pelos redatores ou profissionais de SEO. Confira:

Geradores de ideias

As ferramentas gratuitas “Hubspot’s Blog Topic Generator” e “Portent’s Content Idea Generator” são opções para ter ideias de títulos para textos. As duas são em língua inglesa, mas não exigem conhecimento profundo no idioma. “Você só precisa digitar as palavras-chave que deseja utilizar, e serão criadas algumas ideias interessantes”, destaca Ricotta, que reforça a importância de adaptar os títulos para o conteúdo que se busca produzir.

Google Trends

A funcionalidade do Google é considerada uma das melhores opções para saber o que está sendo mais consultado no momento. “É lá que você consegue comparar dois ou mais termos para verificar qual é mais pesquisado”, destaca. “Todo redator deveria visitar o Google Trends pelo menos uma vez por dia, nem que seja apenas o mosaico do hot trends”, ensina, citando o modo de visualização que permite um olhar rápido sobre o que está sendo mais pesquisado no momento.

BuzzSumo

Utilizada para mostrar quais os artigos mais compartilhados nas redes sociais, esta ferramenta serve para analisar o que está sendo dito sobre um tema, e ainda ajuda a pesquisar sobre o assunto, além de inspirar. “É possível analisar o conteúdo mais compartilhado, e então produzir um melhor ainda”, explica. O conteúdo grátis é limitado.

ZenPen

Após todo o processo de pesquisa, o site ZenPen é indicado pelo especialista como uma forma de evitar distrações. “Ele é bem simples: um quadro branco que, se for expandido para ocupar toda a tela, vai evitar banners e ícones desnecessários”, explica Ricotta.

StayFocusd

Em época de tantas redes sociais, é impossível não querer dar aquela “espiadinha” durante a produção de um texto. O especialista indica uma extensão para Chrome chamada StayFocusd. “Com ela, você pode bloquear diversos sites que seriam utilizados para perder tempo”. Segundo o empresário, o modo é um pouco radical, mas funciona.

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