População de Uauá ganha Praça da Ciência nesta sexta-feira
Jovens de 11 municípios baianos já são beneficiados pelo projeto Praças da Ciência e podem se divertir, enquanto aprimoram os saberes científicos, brincando em oito equipamentos educativos que compõem os lúdicos e interativos espaços. Nesta sexta-feira (22), às 16h, é a vez da população de Uauá, na região oeste da Bahia, ganha o equipamento a ser entregue pelo chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho.
Instaladas pelo Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), as praças fazem parte das ações do Programa Educar para Transformar, um Pacto pela Educação. Com a inauguração da unidade de Uauá, o número de espaços inaugurados passa para 12. Este ano, a previsão é que 14 sejam entregues em municípios de várias regiões.
Os municípios escolhem e cedem os espaços onde são implantadas as estruturas. Segundo a coordenadora do Projeto Praça da Ciência, Gilmária Araújo, os recintos devem ficar na sede municipal; ter no mínimo 18 metros quadrados; e estar próximos de Ensino Fundamental e Médio. Além disso, são preferidas praças públicas já existentes nas cidades.
Interação
Nesses locais, os jovens podem interagir em conchas acústicas, bicicletas geradoras, harpas de tubo, alavancas, cadeiras e basquete giratórios, e balanços de comprimentos diferentes. As estruturas permitem que os frequentadores coloquem em prática as lições aprendidas nas aulas de ciência.
Segundo o chefe de Gabinete da Secti, para otimizar o uso para o público-alvo, a secretaria está analisando com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) a implantação de uma Praça da Ciência, nas instalações do órgão, a fim de treinar professores de ciência de todo o território baiano para a vivência nos equipamentos científicos.
Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)
Você pode gostar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 comentários