Fabiano de Abreu recebe político português no ‘Mesa Filosófica’ e fala sobre o uso excessivo das redes sociais

No programa ‘Mesa Filosófica’ desta semana, disponível via streaming na página da Novum Canal, o filósofo Fabiano de Abreu convidou o advogado, vereador e antigo prefeito de Castelo de Paiva em Portugal, Paulo Ramalheira Teixeira, para uma conversa sobre o uso excessivo das redes sociais.

Paulo Teixeira vê como algo positivo o advento das redes sociais e das telecomunicações, mas acredita que o problema está no uso exagerado das ferramentas tecnológicas e da internet: “quando vejo uma pessoa de 80 anos que se recusava a mexer numa máquina de calcular e que através da internet deixa de estar isolado do mundo, vê as notícias, lê os jornais, acho positivo. Infelizmente hoje em dia tendemos a exagerar no uso da internet. Existe todo tipo de informação na internet, não podemos vulgarizar e dizer que a internet é o mal de tudo”.

Fabiano chamou também a atenção para uma de suas teorias, que levanta a hipótese de que nós estamos a ficar menos inteligentes pelo uso excessivo da internet: “As informações vem tão ‘mastigadas’ que o cérebro se adapta a não precisar lembrar, a ter de armazenar, tendo assim um sistema de busca externo. Minha hipótese é que seremos menos inteligentes no futuro, ou talvez apenas teremos um tipo de inteligência diferente que ainda não conseguimos entender. O Google mastiga a informação e nosso cérebro entende essa praticidade, logo pode ser que nossa inteligência será diferente da atual, compartilhada com as máquinas. Hoje você tem a agenda que te lembra das coisas. Você não precisa mais lembrar de nada, como se o seu cérebro estivesse totalmente interligado à rede social. Mas também se ela cair, você também apaga”

Paulo Teixeira referiu que esta teoria pode sim estar correta e que as novas gerações podem ter um grau de dependência ainda maior da internet: “as novas gerações que virão já não devem ler livros de papel, nem jornais impressos. Hoje em dia as famílias não convivem, não interagem, passam mais tempo no virtual. O conceito de vida antes das redes sociais era outro antes, hoje há um excesso e as pessoas acabam realmente mais dependentes da internet. Sempre que eu quero consultar uma coisa com mais cuidado eu recorro aos meus livros, na minha biblioteca. Nem sempre aquilo que a internet nos diz é verdade. Mas às vezes o sr. Google erra”.

Paulo Teixeira ficou conhecido internacionalmente por ser o prefeito de Castelo de Paiva, cidade onde ocorreu a maior tragédias da história de Portugal ao cair uma ponte em que morreram mais de 59 pessoas mortas.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password