Izabel Gurgel ministra aulas no Centro de Formação em Artes

O curso “Felicidade Clandestina: Ler Clarice feito criança” começa nesta terça, 8. O programa integra a programação da Funceb na Flipelô nos dias 10 e 11

A jornalista e professora Izabel Gurgel ministra o curso: Felicidade Clandestina: Ler Clarice feito criança, a partir desta terça-feira, 8 de agosto, no Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Pelourinho, de 9 às 12h. A ação terá continuidade no dia 9 e, já integrando a programação da Funceb na Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô, será encerrado nos dias 10, quinta-feira, e 11, sexta-feira. Nos quatro dias a carga horária reúne 12h. O curso conta com 30 vagas e os interessados devem enviar email para cfa.funceb@funceb.ba.gov.br. É necessário que o interessado seja maior de 16 anos.

Para Izabel Gurgel, o curso vem como uma proposta de mostrar a leitura para os alunos de uma maneira diferente: “É uma atividade muito prazerosa, queremos mostrar uma leitura como atividade lúdica, como diversão, como brincadeira, como descoberta do mundo, atividade de encantamento, e um método de questionamento sobre o mundo”, afirmou.

As aulas têm o objetivo de estimular a prática da leitura da escritora Clarice Lispector, o gosto pelos livros e o prazer de ouvir e contar histórias. É direcionado para pessoas que trabalham com crianças: para educadores, bibliotecários, mediadores de leitura, arte-educadores, contadores de história, dramaturgos e etc.

O curso contará com uma mesa de leituras; banquete de leituras de até 30 pessoas ao redor de uma mesa; encontros para leitura coletiva, orientada, e comentada, com exposição do conteúdo programático, passando pela história do livro e da leitura. Nas aulas serão trabalhados textos de Clarice Lispector, com a autora recriando a sua infância na cidade de Recife. Será exibido um curta-metragem de produção pernambucanaClandestina Felicidade, inspirado nos textos da escritora.

Sobre Izabel Gurgel – Izabel Gurgel é jornalista, com estudos na Universidade Federal do Ceará. É especialista em Gestão da Cultura pela Universidade Federal da Bahia e Fundação Joaquim Nabuco.  Vive em Fortaleza, onde dirigiu o Theatro José de Alencar, no período entre 2017 a 2014.

Gurgel tem textos publicados nos livros Circo – o eterno tráfego de vida e sonho (2009), do fotógrafo Jacques Antunes; Viva Fortaleza – 1950/2010 (2011); Retratos (2013) do artista plástico Sérgio Helle; Roberto Burle Marx e o Theatro José de Alencar – Um projeto em dois tempos (2012), organizado pelo Laboratório da Paisagem (UFPe – UFC – UniFor); e na edição belga Écrire le geste, comemorativa dos 20 anos da companhia de dança As Palavras, do bailarino e coreógrafo Cláudio Bernardo (2015).

Na condição de leitora, apresenta livros e faz, por exemplo, introdução às obras de Clarice Lispector e Cora Coralina, a partir das publicações delas dirigidas às crianças; também através da mediação da leitura, apresenta vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo. Já realizou atividades nesse âmbito junto a instituições e eventos como o Museu da Fotografia de Fortaleza, Bienal Internacional do Livro do Ceará, Ciclo de Literatura Afetiva, Expandida e Contemporânea – De Clarice ao pontocom (Caixa Cultural Recife), Festival Alberto Nepomuceno – FAN (Ceará).

Em 2017, a Flipelô celebra 30 anos da Fundação Jorge Amado e faz homenagem ao escritor que leva o nome da instituição e das escritoras Zélia Gattai e Myriam Fraga. A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), participa por meio da Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes (Dirart/Funceb) e do Centro de Formação em Artes (CFA), realizando ações de literatura, em transdisciplinaridade com artes visuais, dança, música e teatro.

Serviço:

Felicidade Clandestina: Ler Clarice feito criança, com Izabel Gurgel

Quando: de 8 a 11 de agosto, das 9 às 12h

Onde: Centro de Formação em Artes

Inscriçõescfa.funceb@funceb.ba.gov.br

 

Kátya Elpydio5066 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password