Reclame Aqui cria plataforma que delata nomes de políticos investigados

O Reclame Aqui, site de defesa do consumidor, que ajuda cerca de 85 milhões de pessoas por ano a expor os serviços ruins de milhares de empresas – e conta com mais de 600 mil visitantes únicos diariamente – expandiu sua atuação para os direitos dos cidadãos, criando uma plataforma que coloca um holofote sobre políticos corruptos.

O “Vigie Aqui”, um plug-in para o Google Chrome, pinta de roxo os nomes de políticos que estão respondendo a processos na justiça, sejam eles indiciados, investigados, réus ou condenados. O dispositivo funciona em todos os sites da internet, incluindo buscadores, redes sociais, canais proprietários dos políticos e partidos, e está disponível para download gratuito no site: www.vigieaqui.com.br.

“Em tempos de passar o Brasil a limpo, com as pessoas indo às ruas protestar, o voto na última eleição municipal já foi diferente, mas ainda é preciso saber melhor quem são os políticos”, afirma Maurício Vargas, CEO do Reclame Aqui.

Criada pela Grey Brasil, o “Vigie Aqui” é uma ferramenta simples que coleta uma quantidade enorme de informações oficiais sobre políticos corruptos, dando às pessoas acesso livre e fácil a todos esses dados. Passando o mouse em cima do nome de cada político marcado, aparecem imediatamente, detalhando – uma por uma – suas pendências. “Todas essas informações estão disponíveis na web, mas de maneira absolutamente caótica e desordenada, fazendo com que o eleitor não tenha uma noção clara a respeito de quem é quem no panorama político. Esse plug-in é uma bandeira de toda a sociedade civil e uma luta tecnológica contra a corrupção e a impunidade”, acrescenta Rodrigo Jatene, CCO da Grey Brasil.

Em apoio ao programa, a Universidade Pontifícia Católica do Paraná (PUCPR), uma das instituições acadêmicas mais importantes do país, está treinando 20 mil estudantes para rastrear dados oficiais de todos os tribunais e atualizar o banco de informações diariamente. A participação voluntária no programa se tornará uma extensão dos cursos de graduação oferecidos pela instituição, concedendo crédito ao curso. “Este projeto não só educa os estudantes universitários brasileiros, mas também promove a prática da cidadania. A consciência política é um passo muito importante para que esses jovens se vejam realmente como cidadãos e compreendam o impacto de suas escolhas sociais”, disse Waldemiro Gremski, decano da PUCPR.

Ficha Técnica
Título: Vigie Aqui
Agência: Grey Brasil
Cliente: Reclame Aqui
Co-President & CCO: Rodrigo Jatene
Direção de Criação Executiva: Adriano Matos
Direção de Criação: Rafael Gonzaga e Bruno Brux
Diretor de Arte: Ale Koston e Tiago Pinheiro
Redator: Rafael Gonzaga e Bruno Brux
RTVC: Mariana Mendes
Edição: Felipe Bartorilla
Co-presidente: Márcia Esteves
Atendimento: Maria Pirajá
Gerente de Projetos: Nathalia Beividas e Amanda Ramos
Produção digital: Fillet, Gabriela Tavares, Gabriel Pinzetta
Produção Gráfica: Robinson Silva e Rodrigo Giammarino
Produtora: Vetor Filmes
Diretor: Marcio Mattos e Marcello Novaes
Produtor Executivo: Alberto Lopes, Paulo Moraes e Francisco Puech
Atendimento Produtora: Giovana Grigolin, Isabela Gava e Vandreai Ribeiro
Motion: Marcio Mattos
Pós-Produção: Equipe Vetor Zero
Produtora de Audio: Satélite Áudio
Produção Musical: Equipe Satélite
Locução: Eric Moore
Atendimento: Fernanda Costa e Tatiane Dias Ferreira
Cenografia: Chicão Guerrero
Aprovação cliente: Maurício Vargas, Felipe Paniago e Francisco Recalde.

 

Kátya Elpydio5401 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password