Domingos Montagner

  • Domingos Montagner
  • Domingos Montagner
  • Domingos Montagner
  • Domingos Montagner
  • Domingos Montagner
  • Domingos Montagner

Domingos Montagner (São Paulo, 26 de fevereiro de 1962Canindé de São Francisco, 15 de setembro de 2016) foi um ator, teatrólogo e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira em teatros e circos, através do curso de interpretação de Myriam Muniz. Em 1997, ele formou o grupo La Mínima, ao lado de Fernando Sampaio, e ganhou o Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2003, fundou o Circo Zanni, do qual foi diretor artístico.

Começou sua carreira na TV, três anos depois, mas ganhou notoriedade nacional, dentre outros, ao interpretar o Capitão Herculano, na telenovela “Cordel Encantado” (2011), Mundo em “Jóia Rara” e Miguel, em “Sete Vidas” (2016). No cinema, fez participação no longa Gonzaga: De Pai pra Filho (2012), de Breno Silveira.

Em 2016, interpretou Santo, protagonista da telenovela Velho Chico, transmitida pela Rede Globo, seu último trabalho. Em um intervalo entre as gravações, afogou-se enquanto se banhava no próprio rio São Francisco, tema principal da novela.

Biografia e carreira

Nasceu no bairro paulistano do Tatuapé numa família descendentes de italianos. Sua carreira artística começou no circo, na companhia de seu teatro La Mínima, em 1980. Em 1990, ingressou no teatro como palhaço.

Sua primeira telenovela foi Cordel Encantado da Rede Globo. Na televisão fez poucas participações, como o seriado Força Tarefa e A Cura. Também participou do seriado Divã, em que fez Carlos, o amante da protagonista Mercedes, vivida pela atriz Lília Cabral.

Em 2012, viveu o presidente Paulo Ventura na minissérie O Brado Retumbante. No mesmo ano, interpretou em Salve Jorge o guia turístico Zyah, que se apaixona por Bianca, personagem de Cléo Pires. Em 2013, viveu o ativista Mundo em Joia Rara.

Em 2014, foi escalado para ser o protagonista de Sete Vidas, no papel de Miguel, um homem que descobre ter sete filhos, após ser doador de esperma.

Sua última atuação foi em 2016, na telenovela Velho Chico, interpretando o personagem Santo.

Morte

No dia 15 de setembro de 2016, durante o horário de almoço das gravações de Velho Chico, o ator mergulhou no Rio São Francisco, na Região de Canindé de São Francisco, em Sergipe, todavia acabou por não retornar à terra firme. A atriz Camila Pitanga estava nadando com Montagner e viu o amigo desaparecer nas águas, arrastado por uma forte correnteza, passando a gritar por ajuda. Logo depois, uma lancha veio resgatá-la. O ator ficou desaparecido durante quatro horas, até seu corpo ser encontrado submerso e já sem vida.Segundo laudos do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, o resultado da necropsia feita no corpo de Domingos Montagner apontou que o ator morreu de asfixia mecânica por afogamento.

Semanas antes do acontecimento, o personagem interpretado por ele na novela foi salvo por índios, que o encontraram inconsciente no rio São Francisco, depois de ter levado um tiro de seu inimigo na trama, mesmo rio em que o ator perderia a vida.

Filmografia

Trabalhos na televisão

Ano Titulo Personagem
2008 Mothern João
2010 Força Tarefa Cabo Moacyr
A Cura Pai de Ezequiel
2011 Divã Carlos Alencar
Cordel Encantado Capitão Herculano Araújo
2012 O Brado Retumbante Paulo Ventura
Salve Jorge Zyah
Gonzaga – de Pai pra Filho Coronel Raimundo
2013 Joia Rara Raimundo Fonseca (Mundo)
2015 Sete Vidas João Miguel Oliveira Sanches
Romance Policial – Espinosa Espinosa
2016 Velho Chico Santo dos Anjos

Trabalhos no Cinema

Ano Titulo Personagem
2009 Paredes Nuas
2012 A Noite dos Palhaços Mudos (curta-metragem) Palhaço
Gonzaga – de Pai pra Filho Coronel Raimundo
2014 A Grande Vitória Cesar Trombini
Tarja Branca – A Revolução que Faltava
2015 Através da Sombra Afonso
2016 De Onde eu te Vejo Fábio
Um Namorado Para Minha Mulher Corvo
Vidas Partidas Raul
O Rei das Manhãs Palhaço

Trabalhos no Teatro

Ano Titulo
2001 À La Carte
2003 Piratas do Tietê, O Filme
2006 Feia – Uma comédia circense
2007 Reprise
2008 A Noite dos Palhaços Mudos
201216 Mistero Buffo

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado Ref.
2011 Prêmio Extra de Televisão Revelação Masculina
Cordel Encantado
Indicado
Melhores do Ano Melhor Ator Revelação Venceu
Prêmio Quem de Televisão Melhor Ator Coadjuvante Indicado
2012 Prêmio Contigo! de TV Revelação da TV Venceu
2013 Prêmio Contigo! de TV Melhor Ator de Série ou Minissérie
O Brado Retumbante
Venceu
Prêmio Quem de Televisão Melhor Ator
Salve Jorge
Indicado
2015 Troféu APCA Melhor Ator
Sete Vidas
Indicado

Fonte: Wikipedia

 

Kátya Elpydio5066 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password