Marco Aurélio Guimarães Silveira é a nova revelação da política na Terra dos Vagalumes

Marco Aurélio Guimarães Silveira é a nova revelação da política na Terra dos Vagalumes e a mais nova revelação do Partido dos Trabalhadores na região do Vale do São Francisco. Hoje apresenta-se como pré-candidato a prefeito do município de Uauá, com um crescimento impressionante na aceitação popular e chances reais de vitória na disputa eleitoral que se aproxima.

Mais conhecido como Doutor Marco, ele nasceu e cresceu no município de Uauá, filho de professora da rede pública de ensino e de origem humilde, sempre se destacou nos estudos. Teve a maior parte do processo educacional realizado no Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), unidade de ensino que lhe conferiu as bases para poder alçar voos mais ousados, e do qual muito se orgulha, dizendo em suas palavras que o CENSA é “seu colégio querido”.

Mudou-se para a cidade de Juazeiro, onde, após finalizar o ensino médio, iniciou a preparação para o vestibular do bacharelado em medicina, sendo aprovado em primeiro lugar na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Salvador, faculdade pública onde, além do ofício de ser médico, também aprendeu a ser um “agente social de luta pelas classes menos favorecidas”. Foi na UNEB que o então estudante Marco Aurélio foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Medicina, liderando seus pares em reinvindicações importantes pela melhoria do ensino e da qualidade das políticas de permanência universitária. Logo migrou para os movimentos sociais, sendo escolhido coordenador de saúde da União dos Estudantes da Bahia (UEB). Também foi um dos idealizadores do Coletivo em Defesa do SUS em sua universidade, além disso, foi representante estudantil no Conselho do Departamento de Ciências da Vida (DCV-UNEB), assim como um dos principais representantes estudantis nos espaços de decisão ligados à reitoria do campus I da UNEB.

Aluno dedicado e engajado nas causas sociais, passou a apoiar e defender os professores universitários nas lutas por valorização salarial, discussões e plenárias sobre a saúde mental de docentes e discentes, atuou na luta contra o sucateamento da universidade, defendeu o aumento do orçamento para as unidades de ensino e combateu a precarização dos serviços essenciais da universidade e da rede pública estadual de ensino. Desde cedo mostrou que em breve a política faria parte indissociável de sua vida.

Ao se formar médico, apesar de propostas de trabalho em hospitais de grande porte na capital baiana, Doutor Marco retornou para sua cidade com o intuito de trabalhar no sistema público de saúde. Tornou-se médico da Atenção Primária à Saúde, assumindo a Unidade Básica de Saúde do povoado de Rosário, no município de Canudos. Também trabalhou em outras unidades de saúde da família, no interior e sede de Canudos, ganhando o carinho dos pacientes e colegas de trabalho. Atuou como médico de emergência hospitalar, no Hospital Municipal Genário Rabelo de Alcântara, tornando-se também diretor clínico daquela unidade por um breve período.

Vivendo próximo a Uauá, não demorou até que a política municipal o convocasse para ser um de seus protagonistas. Após dialogar com familiares, amigos, seu partido (PT) e atendendo a um desejo crescente de renovação da política, Doutor Marco lançou seu nome para apreciação popular, como pré-candidato a prefeito de Uauá. Com um discurso firme, coerente, respeitando os adversários e dialogando alianças importantes, seu nome apareceu pontuando muito bem em pesquisas internas do grupo de oposição. Hoje ele figura como um dos principais nomes do pelito eleitoral, com chances reais de vitória e uma marca própria: a renovação da política de Uauá. Em suas palavras:

“A eleição será o momento de consolidação do processo democrático, pois a democracia não se faz apenas nas urnas, mas sim em todo o conjunto de momentos e ações que circundam a efetivação do sufrágio. A apresentação de ideias, a divergência (ou convergência) de entendimentos, o respeito às opiniões contraditórias, o direito à livre expressão e manifestação de pensamentos, a garantia de proteção de direitos etc. tudo isso e muito mais constituem o verdadeiro processo democrático. De minha parte haverá total respeito aos adversários, pois sempre digo: não tenho inimigos na política, tenho apenas uma diferença de pensamentos sobre aquilo que é o melhor para Uauá, cidade que amo, mas que infelizmente vive o abandono em muitas áreas do desenvolvimento social.”

Que prevaleça a democracia e que os vagalumes uauaenses façam sua escolha.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password