Filósofo traz 4 dicas para reagir bem ao ser contrariado

Fabiano de Abreu afirma que é possível aprender valiosas lições ao ser contrariado e traz 4 dicas para lidar melhor com a situação.

Para a maioria, é extremamente difícil a experiência de ser contrariado. Apesar disto, de saber que praticamente ninguém gosta de ser contrariado, a contrariedade também tem o seu lado positivo e pode ser pedagógica, ensinar que não somos soberanos e que nem tudo tem de se dobrar diante de nossa “magnífica” vontade.

Quanto a isto, o filósofo Fabiano de Abreu acredita que quando somos contrariados temos a possibilidade de descobrir verdades e crescer emocionalmente: “Algumas pessoas possuem uma grande dificuldade em aceitar opiniões diferentes, não admitem serem contrariadas e se ofendem quando suas ideias não são aceitas.A essas pessoas, falta humildade intelectual, que está relacionada ao fato de saber ouvir o NÃO, uma palavra negativa, que é a chave para um conhecimento que trará coisas positivas”.

Para ajudar você a reagir da melhor maneira possível ao ser contrariado e assim conseguir obter os benefícios da diversidade de idéias, Fabiano enumera 4 dicas que não apenas vão lhe dar uma orientação para reagir bem diante de críticas e negativas, mas ensinar a extrair valiosos aprendizados.

1- Quando somos confrontados, a ofensa é opcional 

Para aprender a ouvir uma negativa, ou uma contraposta a ideia que, a princípio, achávamos genial, devemos nos manter abertos e ter humildade para receber novos conhecimentos.

Quando nos permitimos ouvir as opiniões contrárias, sem nos ofender com o que nos foi dito e crescer emocionalmente. Isto é necessário para que possamos avaliar as nossas ideias e objetivos. Assim seremos mais abertos e modestos na vida, sem a infantil pretensão de acreditar que nossa visão e posição devem ser sempre únicas e absolutas.

2- Pare de impôr as suas ideias. Seja mais humilde.

Não saber ser contrariado afeta problematicamente pontos cruciais da nossa vida, no pessoal e no profissional. No ambiente de trabalho, se a pessoa é uma funcionária e não sabe lidar com críticas e demandas, ela com certeza passará a ser mal vista pelos colegas. Dentro de um relacionamento afetivo e/ou amoroso, seja em um casamento, namoro ou amizade, a pessoa que não aceita ser contrariada vive impondo suas vontades, e geralmente escolhe parceiros inibidos, fracos e submissos, até para não terem que bater de frente e em um dado momento precisarem ceder. Isto é muito mal.

Quem não sabe ouvir opiniões perde muitas oportunidades de aprender com os colegas, e até com os seus superiores, por acreditar que as suas ideias sempre são melhores do que as das outras pessoas. E mesmo quando precisa ceder, por uma força maior, porque o chefe mandou, ela fica revoltada e “meio que” torce o nariz para a ideia aprovada, como se fosse torcer para ela dar errado, só para depois poder dizer: “Eu avisei”.

Aprenda a ter humildade intelectual. O hábito constante de impôr e sobrepor a sua ideia às dos outros é considerado repugnante por muitos e te afasta das pessoas, tanto no ambiente de trabalho como na vida.

Seu orgulho não te levará e nem nunca te levou a nada. Tenha humildade e aprenda a escutar. Una isso a boa vontade, e todos perceberão que a convivência com você se tornou mais agradável. Você só tem a ganhar com isso.

3- Ouça mais para errar menos

O problema maior em uma pessoa que não aceita ser contrariada é que ela constantemente comete erros como resultado da ignorância, de ignorar o que o outro diz, ou por excesso de autoconfiança. Contudo, para justificar os seus fracassos, ela coloca a culpa nos outros, justamente porque não admite falhas e porque também não escuta as pessoas.

É importante ouvir mais para errar menos. Sabemos que devemos aprender com as falhas para crescer. Que não há vitória, sem derrota e que é com a experiência que alcançamos o sucesso. Mas a pessoa que não admite ser contrariada, finge não saber disso.

4- Use a razão para a auto-avaliação antes de dar lugar às emoções.

Pare e pense: Se estão te contrariando algum motivo existe. Ou você está errado e deve parar e analisar suas atitudes, ou o outro está errado. Mas você só saberá isso, se você se abrir e escutar. Parar e refletir sobre tudo que foi dito.

Se permita discutir e expor os seus pontos de vistas, mas respeite também os pontos de vistas dos outros de forma lógica, racional e paciente.

Não é fácil mas faz parte de crescer, é necessário. Atitudes imaturas e intransigentes causam muitos danos. Por isso, aceite que está na hora de ser mais maleável.

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password