Baixa autoestima e dificuldade em se relacionar podem estar ligadas ao sorriso

Maloclusão, chamada de “dentes tortos”, pode causar complicações a longo prazo

Os dentes tortos são extremamente comuns, acometendo mais de 60% da população, e podem ser causados por diversos motivos, desde problemas hereditários até maus hábitos na infância que comprometem o crescimento da área dentofacial, como o uso prolongado da chupeta.

“Embora bem conhecido, é uma complicação que pode implicar diversos obstáculos para quem vive com a maloclusão (ou má-oclusão), como alterações na oclusão, mastigação, fonação, deglutição, respiração e estético-funcionais”, conta Fabiane Ravaneli, dentista e diretora executiva da Clínica Odonto.com.

Também pode gerar transtornos psicossociais, principalmente em jovens. Você conhece alguém que não gosta de sorrir em fotos ou até mesmo de aparecer nelas? Essa pode ser a causa. Fabiane conta quais são os principais reflexos da má-oclusão em adolescentes e jovens:

  • Baixa autoestima;
  • Dificuldade em se relacionar;
  • Redução de oportunidades de emprego;
  • Mau humor;
  • Problemas de saúde.

“Apenas a ortodontia pode tratar esse tipo de problema e cortar o obstáculo pela raiz”, comenta a dentista. “Mas se houverem complicações psicológicas mais sérias, o ideal é procurar tratamento especializado”.

Os resultados para o tratamento ortodôntico aparecem mais facilmente nos indivíduos de pouca idade, mas é possível que adultos ou até idosos, tenham uma resposta eficiente, apesar de passarem por um processo prolongado.

Independente da idade, é possível corrigir quaisquer problemas que a maloclusão possa ter causado, afim de melhorar sua qualidade de vida.

Serviço: Odonto.com

Fabiane Ravaneli

Cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia e radiologia odontológica

http://clinicaodonto.com.br/

(41) 3232-3253

Des. Ermelino de Leão, 15 – Centro, Curitiba – PR, 80410-230

(45) 3222-2016

São Paulo, 887 – Centro, Cascavel – PR, 85801-130

(41) 3552-7549

Pedro Druszcz, 523 – Centro, Araucária – PR, 83702-080

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password