Terapia de reposição hormonal e seus benefícios para a saúde feminina

Tratamento combinado com outros procedimentos, como o laser ginecológico, ajuda a reduzir os sintomas da menopausa e a recuperar a sexualidade da mulher

O corpo humano está em constante mudança e, por isso, cada fase da vida traz novas descobertas e transformações. Uma delas está no momento em que a mulher para de menstruar (menopausa) normalmente entre os 45 e 55 anos, fase natural da vida feminina que envolve algumas mudanças, tanto físicas, como psicológicas. Ondas de calor, irritação, insônia, ressecamento vaginal, redução na libido e fadiga, são alguns dos sintomas que costumam aparecer nesse período. “Um dos tratamentos para amenizar os sintomas da menopausa é a terapia de reposição hormonal (TRH)”, explica a ginecologista e uma das sócias da Clínica EMEG, Ana Cristina Batalha. “É a reposição dos mesmos hormônios que a mulher tinha antes e que vai perdendo ao longo da vida”.

Também chamado de climatério, esse é o período em que o corpo deixa de produzir os hormônios femininos, passando do estágio reprodutivo para o não reprodutivo. De acordo com Ticiana Cabral, também ginecologista e sócia da Clínica EMEG, “uma vez que os sintomas têm origem na diminuição fisiológica da produção hormonal, a reposição destes em baixas doses é o mais recomendado e pode ser feita com Hormônios sintéticos ou bioidênticos”. A terapia de reposição hormonal traz vantagens para a saúde da mulher, como o auxílio no tratamento da osteoporose, além de ser benéfica em caso de doenças cardiovasculares. “A reposição estrogênica previne a perda de massa óssea, diminuindo, assim, o risco de fraturas. Ela também inibe a formação da placa de ateroma ao reduzir os níveis de colesterol total e da fração LDL, conhecido como o ‘colesterol ruim’”, comenta Ticiana.

Entretanto, nem todas as mulheres precisam fazer terapia de reposição hormonal, explica a ginecologista e sócia da EMEG Cristina Sá. “Cada mulher demanda um tratamento individualizado, que irá atender suas particularidades, seu estilo de vida e condições físicas. Por exemplo, nos casos em que a ocorrência da menopausa é precoce, ou seja, antes dos 40 anos, é recomendável a reposição hormonal. Mas é preciso fazer uma análise dos sintomas relatados e, se não houver contraindicações, o tratamento será prescrito”, relata Cristina. Da mesma forma, a dose, o tempo de uso, a via de administração e os hormônios utilizados variam de acordo com avaliação médica criteriosa e com base nas expectativas e queixas da mulher.

Alternativa de tratamento

Também é na menopausa que aparecem os sintomas que atrapalham a vida sexual da mulher, como diminuição do desejo sexual, desconforto e ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, entre outros, que variam em cada caso. “A terapia vem para amenizar esses sintomas e até reduzir o risco de infecções vaginais”, destaca Ticiana. Para a ginecologista, uma boa alternativa é combinar o tratamento de reposição hormonal com outros procedimentos, como o laser genital, que, além de potencializar a autoestima feminina, reduz problemas, como atrofia, falta de lubrificação e incontinência urinária. “O laser genital é um procedimento não medicamentoso que permite que a paciente recupere a mucosa genital, melhorando algumas queixas na região. Ele é capaz de estimular a produção de colágeno da região íntima e deixar a pele mais hidratada, rejuvenescida e saudável”, comenta.

Na clínica ginecológica EMEG, as três ginecologistas recebem muitas pacientes à procura do tratamento para reduzir os incômodos, tanto estéticos, como funcionais, na região íntima. “Uma das indicações mais comuns é quando a paciente está com déficit de estrogênio que acontece na menopausa, mas também aparece no pós parto ou durante o uso de medicamentos no tratamento contra o câncer de mama”, finaliza Ana Cristina.

Serviço

CLÍNICA EMEG – MEDICINA ESTÉTICA E GINECOLÓGICA

Av. Tancredo Neves, 2539, Edifício CEO Salvador Shopping, Torre Nova Iorque, sala 1805 e 1806 – Salvador (BA)

Telefone | 71 3342-4231 / 71 99944-9770

Instagram| @clinica.emeg

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password