Como a fama pode afetar a educação, comportamento e personalidade de uma criança?

Há vários artistas que o público viu crescer na televisão e que lidam com a fama desde quando eram muito jovens. Fernanda Souza, David Lucas, Bruna Marquezine, Isabelle Drumond e Sérgio Malheiros são alguns exemplos de crianças que cresceram sob os holofotes da fama e continuam lidando com isso diariamente. Mas nem sempre as relações de crianças com a fama se traduzem em experiências saudáveis.

Após a participação no The Voice Kids 2019, a cantora mirim Luisa Ferrari tem despontado como uma das representantes desta nova onda de estrelas infanto-juvenis da música. No entanto, sua mãe, Vanessa Ferrari, tem acompanhado a filha de perto, para garantir que a fama e a exposição não atrapalhem o seu desenvolvimento pleno: “Desde que a Luisa foi convidada para participar da seletiva do The Voice Kids Brasil, começamos a prepará-la. A Luisa teve acompanhamento de profissionais, psicólogos, desde que começou a se interessar pela carreira artística. Após a aprovação na seletiva, o trabalho continuou ainda mais forte, para prepará-la para lidar com os desafios que representam estar em uma competição. Para isso, procuro estar presente em tudo na vida da minha filha, sempre a apoiando. Depois da eliminação na fase das batalhas, continuamos nessa linha de explicar que o talento, dela e de todas as outras crianças, está muito além do programa, e que a participação foi muito importante para o seu futuro e carreira”.

Considerada também uma influenciadora digital, com milhares de seguidores nas redes sociais, Luisa lançou um clipe esta semana de seu novo single, Play, que já atingiu quase 300 mil visualizações. Segundo Vanessa, toda esta exposição pode ser muito prejudicial para a criança se ela não estiver tendo o acompanhamento apropriado: “Eu acho que as crianças, que pretendem seguir o lado artístico, precisam de cuidados redobrados, pois as chances de frustração são muito grandes. É preciso incentivar e também usar a oportunidade para ensinar a resiliência e a necessidade de constante aprimoramento. Sem acompanhamento adequado, a exposição e a cobrança podem trazer danos que serão sentidos por toda a vida”.

A Fama afeta o comportamento e a personalidade de uma criança?

Diversos especialistas no assunto acreditam sim. No entanto, os mesmos também acreditam que é possível conciliar a fama com o desenvolvimento de uma criança, de forma responsa. Vanessa Ferrari concorda: “No meu ponto de vista, os pais devem sempre expor para a criança que a fama é transitória, e fazê-la enxergar isso de uma forma leve, sempre fazer os trabalhos de uma forma prazerosa e divertida não como um trabalho de adulto. É assim que eu faço com a Luisa. Ela tem que ter espaço para se desenvolver como criança e não ser uma ‘mini adulta’, sem pular etapas”.

Fonte: Fabiano Abreu | Fotos de: Reprodução / MF Press Global

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password