Atrações de Arte e Cultura do Tempero no Forte vão movimentar a vila da Praia do Forte

Exposição artística, feira de arte e design e grupos culturais levam cultura e entretenimento ao Festival

 Além dos ingredientes da gastronomia e da trilha sonora instrumental, a 13aedição do Festival Tempero no Forte  levará arte, cultura, design e artesanato à vila da Praia do Forte. Na Praça da Alegria, próximo à Casa de Farinha, o festival vai transformar a vila num verdadeiro centro cultural, na sexta e sábado, 30 de novembro e 1ode dezembro, das 16h às 22h.

Turistas e visitantes que circularem pela Praia do Forte terão opções interessantes no Mercado do Forte. Com curadoria da artista plástica Maria Luedy, a feira de arte e design contemplará diversas opções, com produtos desenvolvidos por artistas e artesãos do Litoral Norte e Salvador, além da exposição e instalação artística assinada pelas artistas visuais Araci Tanan e Maria Luedy e pelo cenógrafo e artista plástico João Teixeira.Os três artistas apresentam suas maneiras singulares de fazer e ver o mundo. “Será uma instalação coletiva, onde as manualidades, tridimensionalidade e o imaginário, estão presentes”, disse a curadora.

Expositores Mercado do Forte

Dentre os expositores participantes do Mercado do Forte estão Ophicina de Papel, com objetos feitos a partir do papel artesanal; a moda afro da Negrif; Olhos D’água, com acessórios em pedraria; óculos de sol da Sonbrille; Talheres Bordados com opções bacanas para decoração de mesas; discos em vinil da Zambabem, que também vai discotecar; a moda infantil da Yumpi Lumpi; Ninho de Histórias, com sugestões de literatura infantil; objetos estilizados em madeira, da Catatabua; Mesas em mosaico, da Estúdio da Praia, de Fátima Moura; Fabíola e a beleza das flores sempre vivas, oriundas da Chapada Diamantina; Zu Machen, com acessórios zen; Oficina Berimbau Arte e sua arte em fibra da bananeira e biriba; Pé de Mato e seus temperos; as cerâmicas, biojóias e crochês da Marias Marias; Luminárias, Arte em Coco, Arte Indígena e Arte em Palha.

Cultura com Tempero

Parte do Festival, o Cultura com Tempero busca valorizar as manifestações artísticas e culturais da região, abrindo espaço para grupos locais apresentarem os trabalhos que desenvolvem. Na sexta-feira, 30, às 20h, o Grupo Cultural de Praia do Forte desfila pela vila, saindo do Pórtico em direção ao largo da igreja de São Francisco de Assis. Já no sábado, um aulão de capoeira com os grupos Capoeira Esporão e Capoeira Forte, ambos de Praia do Forte, vai ser realizado no meio da vila, ao lado do Coreto, convidando os passantes a participarem também.

O Tempero no Forte – Festival de Cultura e Gastronomia de Praia do Forte é realizado pelo Governo Federal, com Patrocínio da Cielo, através do Ministério da Cultura, e do Hiperideal, através da Lei de Incentivo Estadual Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Bahiatursa. Conta também com o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Sebrae, Senac, Turisforte e CLN/Invepar. Mais detalhes e outras informações podem ser conferidas no site www.temperonoforte.com.br ou no perfil do Instagram @temperonoforte.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password