Exposição temática promete movimentar o Centro de Cultura durante o V Festival Internacional da Sanfona

  • Exposição temática promete movimentar o Centro de Cultura durante o V Festival Internacional da Sanfona
  • Exposição temática promete movimentar o Centro de Cultura durante o V Festival Internacional da Sanfona

Uma Exposição Temática com exibição de fotos de momentos marcantes das edições anteriores, obras de arte de artistas locais relacionadas ao universo da sanfona, além de observar como se dá o conserto, a  afinação e a eletrificação do acordeon, e ainda acompanhar o processo de confecção de uma zabumba ao vivo, promete movimentar o foyer do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-Ba. A exposição integra a programação educativa do V Festival Internacional da Sanfona e  acontece de 14 a 17 de novembro, nos horários: 09h às 12h e 14h às 21h.

Entre os artistas locais que vão mostrar seus trabalhos durante a exposição estão: Alex Moreira, Rinaldo Lima, Jocélio Bello e Targino Gondim. Já a parte de conserto, afinação, eletrificação da sanfona e também a confecção de zabumbas será comandada pelo sanfoneiro e luthier de sanfonas Marciano Marçal, popularmente conhecido como Marciano Sanfoneiro. “O público terá a oportunidade de acompanhar  o passo a passo no conserto de uma sanfona, como é feita a afinação e também todo o processo de fabricação de uma zabumba”, destaca Marciano.

O artista visual, Alex Moreira, que também vai  está mostrando o seu trabalho na exposição, fala sobre a peça que irá expor: “Busto de Luiz Gonzaga, tocando sanfona, confeccionado a partir de uma técnica mista, utilizando gesso, cola, areia e papel ”, explica Moreira. Já Rinaldo Lima, também artista visual, relata que irá exibir telas com temática nordestina, “fiz uma tela especialmente para expor no festival, que é um retrato de Luiz Gonzaga, além dela vou expor mais três obras, sendo uma inédita que retrata um lavrador trabalhando sob o sol forte”, destaca o artista.

Do acordo com o diretor geral do festival Celso de Carvalho, a exposição ainda conta com uma barraca de camisas do evento e artesanato. “As fotos em exposição são de autoria da equipe responsável pelo registro do Festival em fotografia, composta por Ivan Cruz e Regina Lima e teremos o ponto para venda de camisas e lembranças da região, do festival que sempre é solicitada pelo público que comparece ao festival e quer levar para casa uma lembrança do evento e da cidade”, enfatiza Celso Carvalho.

Além da exposição, o festival traz na sua 5ª edição os instrumentistas Simone Zanchini, da Itália, Jason O’Rourke, da Irlanda do Norte, Mestrinho, Quinteto Sanfônico da Bahia, Targino Gondim, Maryanne Francescon, Chico Chagas, Silas França, Daniel Itabaiana e outros artistas de renome internacional, além de oferecer uma programação gratuita que inclui, oficina, Jam Sanfona Sessions e workshops.

O Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia via Fundo de Cultura, através do Edital de Eventos Calendarizados 2016, e apoio institucional da Convocatória Ocupe Seu Espaço, ambos da Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço

V Festival Internacional da Sanfona

Quando: 14 á 17/11 (quarta- feira á sábado)

Centro de Cultura João Gilberto

Endereço: Santo Antonio, Juazeiro – BA, 48903-050

Telefone: (74) 3611-4322

Aberto ao público

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password