Estudantes pernambucanos viajam para Maringá em busca do ouro nos Jogos Universitários Brasileiros

Competição tem início na próxima segunda-feira (5) e contará com 139 atletas representando o estado

A partir da próxima segunda-feira (5), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) dá início aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2018, na cidade de Maringá, Paraná. Na disputa por títulos na competição, que segue até o próximo sábado (10), a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape) contará com oito instituições de ensino superior representando o estado nas mais diversas modalidades do evento.

O JUBs 2018 reunirão mais de três mil estudantes-atletas de todo o país. Dentre estes, 139 estarão representando Pernambuco, por meio das instituições:  Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário UniFBV – Wyden, Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape), Faculdade Osman Lins (Facol), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Com a participação de todos esses centros de ensino, a Fape possuirá atletas competindo em quase todas as modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros, com exceção do ciclismo, futsal feminino e vôlei masculino. A Uninassau é a instituição com o maior número de atletas representando Pernambuco. Nas modalidades coletivas, o Centro Universitário estará no basquete feminino e masculino, futsal masculino, handebol masculino, voleibol feminino e vôlei de praia masculino. Além disso, a Uninassau terá 45 atletas disputando medalhas nas modalidades individuais, como atletismo, judô e natação. A segunda maior instituição a representar Pernambuco é a UFPE, com oito atletas. O vôlei de praia feminino será defendido pela UPE e a UniFBV e Facape têm um atleta cada na disputa de modalidades individuais.

Além dos esportes olímpicos, os JUBs também integram à competição outras modalidades, como os esportes virtuais – futebol em vídeo-game e League Of Legends, que também terão representantes pernambucanos na disputa por medalhas. No League of Legends, a atual equipe campeã universitária brasileira, formada pelos alunos da UFRPE, vai em busca do bicampeonato. No FIFA 2018, será a UFPE que ficará responsável por defender a bandeira de Pernambuco. Nesse cenário, se pode citar também os JUBs Acadêmico, que chega a sua terceira edição como modalidade nos jogos, dando espaço a trabalhos acadêmicos de instituições de ensino superior de todo o país. A UFPE também será a instituição representante nesta competição.

Para o presidente da Fape, Roberto Gomes, levar todos esses estudantes universitários para representar Pernambuco nos Jogos Brasileiros e eles representarem o estado em quase todas as modalidades do torneio é o que reforça a importância do desporto universitário em Pernambuco. “Termos todos esses estudantes brigando por medalhas lá em Maringá é a prova de que temos bons atletas aqui no estado que merecem visibilidade e reconhecimento. Os JUBs é uma forma de eles se mostrarem para o Brasil e mostrar a força do desporto universitário em Pernambuco. Estamos confiantes e acredito que traremos excelentes resultados”, pontua Roberto.

JUPs e Magnum Tires

Os atletas que seguem para os JUBs são os campeões dos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs), que agora contam com o patrocínio da Magnum Tires, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, para a realização do evento. Com a chegada da Magnum para apoiar os JUPs, a realização dos jogos tem a possibilidade de dar mais estrutura e visibilidade aos atletas. Aproveitando o embarque dos pernambucanos para o Paraná, o presidente da Magnum Tires, Apolo Santana Vieira, desejou boa sorte aos estudante e destacou o prazer de fazer parte dessa história. “Inicialmente, nós da Magnum, gostaríamos de desejar boa sorte a todos os atletas que estão viajando. Temos certeza o quão importante é essa participação para eles. E nós estamos muito felizes em fazer, agora, parte dessa história, apoiando os JUPs. É a partir dos JUPs que tudo isso acontece. Então fomentar o desporto universitário no estado é fazer com que eles se sintam ainda mais valorizados e amparados e cheguem até competições como essas dando o melhor de si”, destaca Apolo.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password